Nesta sexta-feira, 23/10, no 14.º Encontro Nacional dos Membros da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), foram apresentados processos e ferramentas através dos quais as escolas do legislativo podem desempenhar para trabalhar na qualificação dos servidores públicos e desenvolver a prática da democracia e da cidadania universal, fortalecendo o Poder Legislativo e suas relações com a sociedade. Houve a apresentação de instrumentos de comunicação à disposição da Abel, ou seja, seu portal (http://www.portalabel.org.br), e o que oferece para consulta: boletim eletrônico, manual do parlamento, e teses e artigos relativos ao funcionamento do Legislativo. A partir da apresentação de programas desenvolvidos por Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Paraíba, houve troca de experiências entre os servidores presentes. O ILP apresentou o modelo do programa de formação política desenvolvido em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, em palestra feita pelo presidente da fundação no Brasil, Peter Fischer-Bollin. Ele explicou que esse modelo surgiu há cerca de 60 anos, sendo administrado pelo governo alemão, pelo legislativo e pelo terceiro setor com a missão de formar politicamente cidadãos e motivá-los a participar do exercício da política, segundo critérios de democracia, liberdade e justiça social. Apesar do sistema político da Alemanha ser parlamentarista, Peter acha que a experiência alemã é válida para o Brasil - de regime presidencialista -, uma vez que se trata de dois países sob regime democrático. Peter falou do portal da Fundação e do que ele oferece: publicações, palestras com especialistas, informações sobre política internacional e outros instrumentos. Na parceria com o ILP, a fundação é responsável pelos recursos financeiros que cobrem despesas com material didático, financiamento de palestras, professores e outras, viabilizando a realização de cursos. O ILP, além de capacitar os funcionários do Legislativo, também oferece aos cidadãos interessados a oportunidade de adquirir cultura política e se tornarem mais críticos e participativos. "De uma forma geral, o Brasil inteiro quer fazer o contato com a fundação e reproduzir o mesmo modelo de curso que nós temos aqui em São Paulo. Já atingimos 500 jovens com o curso de formação política, que conta com mais de 18 horas-aula", observou Roberto Lamari, presidente do ILP. Ele ainda mencionou a ideia de realizar cursos de formação política à distância, via internet, que poderão ser levados a todo o Brasil, sem nenhum custo. Na opinião de Lamari, o ILP conseguiu atingir a meta a que tinha se proposto com a realização do seminário, que é fortalecer o parlamento e a democracia. E concluiu: "Cada uma das escolas que estão aqui vai sair com novas ideias e propostas para cursos que venham a fortalecer o conceito de cidadania e democracia. Com isso, a gente consegue esclarecer o papel do legislativo, para que as pessoas realmente entendam qual é a função do parlamentar. A população que, em grande parte, desconhece qual é o trabalho do deputado, poderá, a partir dos cursos que oferecemos, entender a função do parlamentar, que é seu representante no Poder Legislativo".