Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Evelina Villaça

Os "Translúcidos" de Evelina Villaça fixam em vidro personagens do passado e do presente
20/07/2011 09:56

Compartilhar:

Dois Personagens<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/Museu de Arte Obra Dois Personagens.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na série de objetos que lançou sob o título genérico de "Translúcidos", a artista polivalente Evelina Villaça reúne um leque de cores, analisando-as cuidadosamente na sua progressão, sugerindo impressões mutáveis graças ao inteligente alternar dos tons e à disparidade morfológica da construção de seus personagens. Eles lembram aqueles da Commedia dell'Arte italiana, dos Ballets Russes de Montecarlo ou ainda do folclore teatral, todos naturalmente estilizados para o terceiro milênio.

A invenção da artista prospecta, assim, o desenvolvimento lógico de personagens de todos os séculos, a partir da tragédia grega até seres fictícios do futuro. Cria situações diversificadas interessantes, capazes de demonstrar que as estruturas visuais são formuladas através de metódicos e sucessivos planos cromáticos de raro vigor expressivo. Os componentes estruturais dessas novas criações artísticas deixam, à escolha de quem os admira, os resultados da fruição.

No espaço e no tempo, por meio de uma pesquisa que me parece única nestes últimos anos, Evelina Villaça, paralelamente à pintura, à escultura e aos "translúcidos", procurou o saber científico e tecnológico para encontrar a dimensão real do conhecimento e descobrir um caminho para obter uma nova forma de arte, através da arte do vidro fundido.

Vale salientar que sua pesquisa sempre se dirigiu no rumo da verdade absoluta e sobre os modos através dos quais vemos nossas intenções, antes ou depois, se tornarem realidades. Assim, o seu itinerário no espaço e no tempo se alimenta de novas fontes, participa do mistério final e continua na missão definitiva rumo aos esquemas interiorizados.

A criatividade de Evelina Villaça, evidenciada na obra "Dois Personagens", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é como a frase de uma melodia que, organizada em orquestração elementar, forma a concatenação de novas relações musicais. O resultado sonoro é regulado pela vontade de dar uma precisa função à sucessão das notas. Num mundo lúcido e exato ela constrói e distribui, através de seus "Translúcidos", os ritmos catalisadores da ação do conhecimento que dissolve os personagens de suas composições no âmbito de uma visualidade transformada e em movimento.



A artista



Pintora e escultora, Evelina Villaça nasceu em São Paulo, em 1944. É formada em história da arte, na Fundação Armando Álvares Penteado " Faap (1985). Cursou ainda arte contemporânea, no Estúdio Contempoarte (1999); escultura com Cláudio Calia (1993); escultura no Mube " Museu Brasileiro da Escultura (1996); e história da arte, também no Mube (1996).

Participou de diversas exposições, entre as quais destacam-se: 33º Salão da Sociedade Brasileira de Belas-Artes do Rio de Janeiro; 7º Salão de Artes Plásticas na Casa de Cultura de São Lourenço (MG); Coletiva de Pinturas e Esculturas na Casa de Cultura de Araras (SP); 47º Salão Oficial de Juiz de Fora (MG); 1º Exposição de Artes das Arcadas, Faculdade de Direito de São Paulo (1997); Salão Bunkyo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, São Paulo (1998); Mostra de Arte Latino-Americana, Memorial da América Latina, São Paulo (1999 e 2001); Salão do Esmalte do Museu Municipal do Esmalte Contemporâneo, Tarragona, Barcelona, Espanha; Salão dos Independentes, Paris, França; "Cotidiano e Imaginário", A Arte da Mulher Brasileira do Século XX, São Paulo; Mostra de Arte Contemporânea "Tempo Aberto", Espaço Cultural Paineiras do Morumbi, São Paulo; Museu da Casa Brasileira, São Paulo (2001); Exposição de Escultura, Espaço Cultural Caixa Econômica Federal, Brasília (DF); "Intervenção Urbana", Espaço Cultural Caixa Econômica Federal, São Paulo (2002).

Recebeu inúmeros prêmios, destacando-se, entre eles: 1º e 2º Salão de Terracota de Santo Amaro, São Paulo; 33º e 34º Salão Feminino da Sociedade Brasileira de Belas-Artes, Rio de Janeiro; Casa da Cultura de Araras (SP); 23º Salão de Maio da Sociedade Brasileira de Belas-Artes, Rio de Janeiro; 2º, 3º e 4º Concurso da Galeria Mali Villas Boas, São Paulo; Medalha de Ouro do Instituto de Artistas Plásticos de São Paulo; 13º Salão José Maria Almeida, Rio de Janeiro.

É membro do Comitê Nacional Brasileiro da Associação Internacional de Artes Plásticas da Unesco, do Sindicato dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Artes e Ciências.

Possui obras em inúmeras coleções particulares no Brasil, Estados Unidos eItália e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp