Ampliação de cursos em escola técnica de Hortolândia


03/10/2007 11:05

Compartilhar:

Novo encontro deve ocorrer após empresas apontarem a necessidade de cada segmento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PERUGINI HORTOLANDIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Preocupada com a qualificação dos jovens de Hortolândia, a deputada Ana Perugini (PT) esteve nesta terça-feira, 2/10, na Escola Técnica Estadual de Hortolândia, instituição vinculada ao Centro Paula Souza para solicitar a ampliação do número de vagas e de cursos no local. Estavam presentes à reunião o gerente regional do Centro Paula Souza, Celso Antonio Gaiote, a diretora da escola, Aparecida Girardi, a secretária municipal de Educação, Jacyra Aparecida Santos de Souza e representantes da IBM Brasil Ltda, entre elas a gerente de Projetos Especiais, Sirlene Toledo.

De acordo com a deputada, a escola deve manter contato direto com as empresas locais para conhecer a demanda das vagas de trabalho que têm sido criadas na cidade. "Temos empresas importantes de Tecnologia da Informação e de outras áreas que oferecem vagas que não são preenchidas por moradores de Hortolândia por falta de qualificação", analisou a deputada.

A informação foi confirmada pela representante da IBM. Segundo Sirlene, a falta de qualificação é um problema que se verifica no país, uma vez que os cursos oferecidos pelas escolas públicas acabam não suprindo a demanda. Segundo ela, pesquisas apontam que atualmente as empresas no Brasil oferecem 20 mil vagas na área de Tecnologia da Informação. Somente em 2006, a empresa contratou 2,5 mil pessoas, número que deve se repetir em 2007.

Segundo Jacyra, a Secretaria da Educação vai consultar outras empresas da cidade para que seja possível traçar o perfil da necessidade de profissionais e, assim, sugerir a implantação de novos cursos destinados a essa demanda.

Atualmente a unidade Hortolândia atende 744 alunos e disponibiliza quatro cursos técnicos: Nutrição e Dietética, Secretariado, Administração e Informática. Para 2008, a expectativa é atender 1.560 alunos.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp