Salto Grande homenageia professora


31/05/2011 12:33

Compartilhar:

Ulysses abraça a homenageada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/ULYSSESNOMEESCOLAs.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Thereza Favalli Pocay lecionou durante 31 anos. Atualmente, com 107 anos de idade, ela foi homenageada na cidade onde trabalhou, conferindo seu nome à escola Escola Municipal de Ensino Fundamental "Salto Grande".

A educadora nasceu em Itapetininga em 27 de junho de 1904. Em 1922, ela obtém o diploma de Normalista pela Escola Normal Secundária "Peixoto Gomide". Cinco anos depois, começa a trabalhar em Salto Grande, município da região de Ourinhos, distante 395 km da capital.

Esta unidade, escolhida porque Thereza foi docente da escola desde a primeira turma, em 1944. "Adorei a minha profissão e amava as crianças como se fossem meus filhos", afirmou Pocay. Entre os estudantes da primeira turma estava o atual deputado Ulysses Tassinari (PV).

Para o deputado, "uma homenagem justa! Feita com ela viva. A professora Thereza Favalli Pocay nunca deixou de ser um exemplo de educadora, além de também ter se dedicado à assistência social ao longo de sua vida".

Ulysses conta que guarda uma carta de congratulações enviada por ela quando passou no vestibular de medicina da Universidade de São Paulo, em 1958. Na época, ela era presidente da câmara de vereadores. A lei municipal que permitiu a homenagem foi aprovada por unanimidade por esta mesma câmara. Hoje, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Thereza Favalli Pocay tem 320 alunos. (jr)

ulyssestassinari@al.sp.gov.br

alesp