Projeto do Partido da Juventude
Orientação profissional e combate à evasão escolar
A aluna Maria Carolina Ramos falou que já tem prática pois participou, nos dois últimos anos, no Parlamento Jovem da sua cidade, e sua primeira participação no Parlamento Jovem da Casa serviu para dar continuidade a seu trabalho e também para apresentar seu projeto num âmbito maior.
A jovem deputada estuda na escola EE. Geraldo Justiniano de Rezende Silva, de Suzano, e pertence ao Partido da Juventude. Seu projeto, o PL 59/2011, dispõe sobre a instituição de programa de orientação profissional para os jovens que cursam o 3° ano do ensino médio.
De acordo com Maria Carolina, o projeto foi elaborado pensando nela e todos os estudantes do Ensino Médio. Ela acha que o projeto é pertinente, pois há um grande percentual de evasão escolar e um enorme número de alunos que não conseguem escolher que profissão seguir. Para Maria Carolina, o plano visa criar um convênio entre as empresas e o Estado de São Paulo para que os jovens concluintes do 3° ano do Ensino Médio, que tenham dúvidas sobre o que pretendem fazer, conheçam as profissões de seu interesse.
Segundo a estudante, o projeto foi elaborado com o auxílio do professor Luís Henrique, mas quem apresentou ao Parlamento Jovem foi o professor Leri, de História. Ela agradeceu a diretora, Helena, a toda turma da escola, aos pais e aos amigos pelo apoio e incentivo.
"Pretendo seguir carreira política. Acredito que são novas propostas que podem mudar os horizontes", disse. Para ela, a visão da política está muito degradada na sociedade e esta é uma excelente oportunidade para ver o quanto os parlamentares trabalham.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Deputado quer biometria e reconhecimento facial para a entrada de alunos em escolas de SP
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Janela partidária: 21 parlamentares da Alesp trocam de partido
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações