Visita à unidade Santo Amaro da Defensoria Pública


16/06/2009 19:10

Compartilhar:

Bruno Covas em visita à Defensoria Pública de Santo Amaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/BRUNOCOVASDEFENSORIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Bruno Covas (PSDB) ficou impressionado com os números da Defensoria Pública do Estado de S.Paulo: 850.000 pessoas atendidas, 15.000 pedidos de habeas-corpus, 180 mil audiências cíveis e criminais e cerca de 50 mil ações de direito civil e de família propostas. Isso tudo somente em 2007 e com apenas 400 defensores públicos à disposição da população. Bruno Covas foi recebido na unidade Santo Amaro pela defensora pública geral, Cristina Guelfi Gonçalves, pelo coordenador da unidade, Guilherme Krahenbuhl Piccina e pela coordenadora do Núcleo de Combate, Maíra Diniz. "É impressionante o ritmo de trabalho dos defensores, que realizam um serviço que é fundamental para a garantia dos direitos básicos dos cidadãos que não têm como pagar um advogado" afirmou o deputado.

A Defensoria atua em casos de família (pensão alimentícia, divórcio, guarda e visita de filhos, investigação de paternidade, inventários etc), cíveis (indenização, alvará, reintegração de posse, despejo, pedido de medicamentos etc.), consumidor, infância e juventude (adoção, destituição de poder familiar e defesa de adolescente acusado de prática de crime ou que cumpre medida socioeducativa), criminal e acidente do trabalho. Segundo os coordenadores, os serviços poderiam se quadruplicar se a verba utilizada nos convênios fosse destinada à ampliação dos serviços e estrutura da Defensoria Pública, com a contratação (após a criação dos cargos por lei e realização de concurso público) de mais 1.200 defensores públicos, funcionários e estagiários, além de estruturar unidades de atendimento. A Defensoria estima que, com 1.600 defensores públicos (hoje são 400), poderia ter postos de atendimento em todas as comarcas.



bcovas@al.sp.gov.br

alesp