Deputado defende avaliações na educação


11/03/2009 11:23

Compartilhar:

Deputado Paulo Alexandre (2.º à dir.) no Fórum da Undime<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/PAULOALEXUNDIME.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) apoiou o programa que o governo do Estado lançará em abril para ampliar as parcerias com os municípios na área da educação. Entre as medidas previstas, está a gratuidade da adesão ao Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp), que até o ano passado custava R$ 9,88 por aluno. Também terão custo zero os cursos de capacitação.

O anúncio do programa foi feito pela secretária estadual de Educação, Maria Helena Guimarães, na segunda-feira, 9/3, na abertura do XVIII Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), realizado no Mendes Convention, em Santos, com a presença de cerca de 450 dirigentes de ensino.

O evento teve ainda a participação do secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Lázaro, do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, e de deputados da Comissão Permanente de Educação da Assembleia Legislativa.

"Sempre defendi os processos de avaliação na educação, pois permitem um diagnóstico mais preciso dos resultados das políticas educacionais. É uma ferramenta que deve ser adotada pelo poder público em todas as áreas. Em São Paulo, as avaliações estão acompanhadas de um plano de metas pela melhoria da qualidade do ensino", destacou o deputado.

PDE - Na abertura do fórum, cada secretário recebeu um computador portátil (laptop), com internet banda larga, doado pelo MEC à prefeitura, para uso do gestor que estiver ocupando o cargo. Até sexta-feira, 13/3, serão promovidas reuniões com o objetivo de informar os secretários sobre ações, programas e projetos da educação básica, esclarecendo suas dúvidas. O fio condutor de todas as ações é o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril de 2007. Do PDE nasceram os planos de ações articuladas (PAR), que são um diagnóstico e um planejamento feitos pelas prefeituras para quatro anos, de 2007 a 2011.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp