O perfeito equilíbrio entre valores humanos e plásticos na pintura de Mauricio Takiguthi

Museu de Arte do Parlamento Paulista de São Paulo
24/05/2006 15:40

Compartilhar:

Anchieta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/mauricio anchieta.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauricio Takiguthi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/mauricio takiguthi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sol de Inverno II<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/mauricio 0Inverno.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O principal enfoque de Mauricio Takiguthi é a humanidade que ele nos apresenta, através de uma pátina luminosa de otimismo, especialmente nas figuras preferidas de anciãos. Entretanto, sob essa pátina estão claros os sinais da elaboração, sofrida na submissão ao trabalho e ao sacrifício de uma gente que com dificuldade, mas com tenacidade, procura se dirigir com suor a uma vida melhor.

Seu domínio técnico, a sóbria distribuição das massas sobre a superfície e a invejável paleta cromática, são todos elementos indicativos de uma forte personalidade artística. Sua pintura põe em evidência todo o seu potencial inventivo, resultado de temas delicadamente traçados com toques geniais e seguros.

O artista, embora desejando mantê-la, vai além da precisão. Não se limita a descrever e formalizar, mas procura dar uma visão interior das pessoas, de modo a nos esclarecer por que elas têm aquelas formas universalmente aceitas ou aquelas expressões que todos denotam.

A arte de Mauricio Takiguthi parece estar sintetizada numa frase de Gauguin: "No homem como no pintor cada coisa é um exemplo". E a realidade é de fato o exemplo pelo qual o artista alcança a matéria para poder criar depois as obras das quais ele próprio transparece: elas constituem o mais perfeito exemplo de uma estética clássica, embora contemporânea.

Sua pintura possui um íntimo sabor espiritual e alcança um perfeito equilíbrio entre os internos valores humanos e aqueles plásticos da expressão. Criando um estilo totalmente original e um gosto refinado do retrato, o artista sabe amadurecer o instintivo sentido da cor, disciplinando a arte de usá-la com cuidadosa medida e com robusta variedade de acordes.

As obras Sol de Inverno II e Anchieta, o Apóstolo de São Paulo, que receberam o prêmio de Aquisição da Assembléia Legislativa no 54º Salão Paulista de Belas Artes e foram incluídas no Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, denotam a maturidade desse jovem artista contemplativo que opera na consciência e abre um diálogo construtivo exprimindo um esmerado realismo.

O artista

Mauricio Takiguthi nasceu em São Paulo em 1972. Formou-se em ciências sociais pela Universidade de São Paulo. Desde os 12 anos de idade dedica-se ao desenho e à pintura, tendo iniciado seus estudos de desenho no Liceu de Artes e Ofícios. Realizou estudos de pintura com o professor Pedro Alzaga, e o pintor e professor Gilberto Geraldo. Atualmente ministra em seu ateliê aulas de desenho e iniciação à pintura.

Desde 1989 participa de inúmeras exposições individuais e coletivas, principalmente em salões de arte, onde tem sido premiado anualmente. Destacam-se entre eles: I Salão de Artistas Plásticos de Santo Amaro, Medalha de Bronze e Menção Honrosa (1990); XII Salão da Universidade São Judas Tadeu, Medalha de Prata; 51º Salão Livre da APBA (1993); V Concurso Universitário de Artes Plásticas, Medalha de Ouro (1994); Salão de Artes Plásticas do Jornal das Artes, Medalhas de Ouro, Prata e Bronze (1995 e 1996); Prêmio Maimeri 75 Anos, Medalha de Bronze (1997); 27ª Salão de Artes Plásticas Bunkyo (1998); "Mestres e Futuros Mestres", Fundação Mokiti Okada (1999); "Velhos Tempos", Sesc Consolação; 13º Salão de Artes Vera Donnini, Associação Comercial de São Paulo Pinheiros, Medalha de Bronze (2000); III Prêmio Maimeri, Memorial da América Latina; 1º Salão de Artes Plásticas "Novo Milênio", Centro Cultural Arábe Sírio no Brasil; 52º Salão Paulista de Belas Artes (2001); 53º Salão Paulista de Belas Artes, Pequena Medalha de Ouro; XVII Salão de Artes de Arceburgo, Grande Medalha de Ouro; Salão de Artes Visuais de Vinhedo, Medalha de Prata; 54º Salão Paulista de Belas Artes, Prêmio Aquisição do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo; "Olhares do Silêncio", Espaço Cultural do Shopping Frei Caneca (2003).

alesp