Exposição Tarsila Viajante recebe deputados em visita monitorada

Abaporu, de 1928, é a obra mais famosa da exposição.
14/03/2008 17:47

Compartilhar:

Exposição Tarsila Viajante <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/tarcila mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com apresentação do diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Marcelo Araújo, o presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima, e os deputados Aldo Demarchi (DEM), Adriano Diogo (PT), Célia Leão (PSDB) e Rita Passos (PV) apreciaram as mais de 100 obras de Tarsila do Amaral que estão expostas na Pinacoteca do Estado até o dia 16/3. A exposição é itinerante, daí o nome Tarsila Viajante, e a próxima cidade a receber as obras será Buenos Aires.

Vaz de Lima considerou que a presença dos deputados é importante porque fica patente "o compromisso da Assembléia com a arte e com a cultura". Os deputados foram unânimes em considerar a exposição uma das mais importantes do mundo da pintura, e a deputada Célia Leão, que é presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia, achou um privilégio dos paulistas terem uma obra dessas em casa. "O amante das artes pode apreciar o acervo sem sair de casa", comentou Célia Leão.

A visita monitorada agradou os deputados porque puderam apreciar cada fase da pintora " especialmente aquela que vai de 1920 a 1933, quando ela realizou suas melhores obras " enquanto recebiam explicações detalhadas das influências que Tarsila recebeu, e das sutilezas contidas em cada pintura.

Aldo Demarchi falou da satisfação de poder visitar a exposição juntamente com sua esposa, oportunidade rara na vida de um parlamentar.

Após a visita, foi oferecido um coquetel para os presentes.

alesp