Mais de 60 mil adesões à campanha pelo hospital estadual


29/05/2008 19:48

Compartilhar:

Moradores do Jd. Canadá, em Mauá, aderem a campanha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/DONISETE HOSPITAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Passam de 60 mil as adesões ao abaixo-assinado que pede a construção de um hospital estadual na microrregião de Mauá, Ribeirão e Rio Grande da Serra, onde vivem quase 700 mil moradores, sendo que 80% deles dependem da saúde pública. A iniciativa da campanha é do 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), em parceria com o Movimento Acesso à Saúde, Acesso à Vida, coordenado por Miguel Lajarin, morador de Mauá e militante dos mais atuantes na área de saúde.

Iniciada em 12 de abril passado, a primeira fase da campanha foi feita em postos fixos de recolhimento de assinaturas nos três municípios da microrregião. Atualmente o recolhimento de assinaturas é feito de casa em casa.

"Mais de 95% dos moradores que visitamos aderem na hora a luta pelo hospital estadual. A população apóia a campanha porque sabe que há uma demanda reprimida de leitos hospitalares", diz Miguel Lajarin. De acordo com ele, de junho a agosto de 2007 aproximadamente 600 doentes graves não conseguiram vagas nas UTIs dos dois hospitais estaduais da região " o Mário Covas, em Santo André, e o Serraria, em Diadema. "Não sei o que aconteceu com essas pessoas", acrescenta Lajarin, que disponibilizou o telefone (11) 3421-5998 para esclarecimentos sobre a campanha.

O deputado esclarece que a meta é recolher 100 mil assinaturas até o final de junho. "Quando atingirmos esse número, levaremos o abaixo-assinado ao governador José Serra e ao secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata", explica o deputado. Ele defende a construção de um hospital com 200 leitos para atendimentos de média e alta complexidades. A luta já ganhou a adesão de vereadores das câmaras municipais de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, entre outras cidades do Grande ABC.

O 1º secretário atua desde 2001 em prol da construção do hospital estadual. Recentemente apresentou indicação ao governo do Estado e emenda de R$ 20 milhões à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e outra ao Plano Plurianual para viabilizar a sua proposta. "O hospital é mais do que necessário porque de cada cinco pessoas que procuram hospitais públicos do Grande ABC, uma é obrigada a buscar tratamento fora da região", justifica.

Outros problemas enfrentados pela população local, conforme Donisete Braga, são a falta de serviços especializados, como cirurgias cardíacas, neurológicas e ortopédicas, atendimento oncológico e ao queimado. "Além disso, exames como cateterismo cardíaco, ressonância vascular e angiografia cerebral, entre outros, somente podem ser realizados na capital", observa. Para ele, a situação da saúde pública hoje na região é grave e os problemas tendem a aumentar com os possíveis acidentes que ocorrerão quando for concluído o trecho sul do Rodoanel.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp