Projeto dá a denominação de Jornalista Omair Fagundes de Oliveira à Fatec de Bragança


05/12/2008 18:58

Compartilhar:

Edmir Chedid <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/CHEDID FATEC BRAG.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid protocolou nesta quinta-feira, 4/12, na Assembléia Legislativa, o Projeto de Lei 787/2008, que dá a denominação de Jornalista Omair Fagundes de Oliveira à Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista.

Segundo Edmir Chedid (DEM), a proposta de denominação da Fatec bragantina é uma homenagem ao jornalista Omair Fagundes de Oliveira, visionário e empreendedor, responsável pelo projeto que transformou em diário o Bragança-Jornal, fundado por seu pai, José de Oliveira, em 1927. Após o falecimento de seu pai, em 1968, Omair tornou-se responsável pelo jornal, onde permaneceu como diretor por toda a sua vida.

Originário de Bragança Paulista, onde nasceu em 2 de novembro de 1927, Omair Fagundes de Oliveira também foi um pioneiro no aproveitamento da internet ao implantar a versão on line do seu jornal, um dos primeiros no Brasil e o primeiro na região a oferecer o acesso via internet.

Como gestor público, realizou importante obra social quando exerceu o cargo de primeiro presidente da Empresa Municipal de Habitação, por indicação unânime do plenário da Câmara Municipal de Bragança. Ao deixar o cargo já havia construído cerca 300 casas populares.

Casado com Ofélia Pires de Oliveira, foi pai de José Omair, Luiz Antonio, Paulo Eduardo e Lúcio Ricardo Pio. Como pai, também criou Claudionor e Carlos Picarelli, ambos sobrinhos de sua falecida esposa.

Além da atividade de jornalista, fundamentou o deputado Edmir Chedid, o homenageado exerceu cargos em diversas entidades beneficentes, esportivas e culturais da cidade, entre as quais a Associação Bragantina de Imprensa, a Santa Casa de Misericórdia de Bragança e o Instituto Social e Educacional da cidade (ISE). Empreendedor moderno e avançado para o seu tempo, ocupante de posição destacada na sociedade em que viveu e trabalhou, Omair era um homem simples, cujos melhores amigos eram os tipógrafos, impressores, redatores e repórteres de seu jornal, onde ele mesmo exerceu todas essas funções. O jornalista faleceu no dia 24 de junho de 2008, aos 80 anos.

"A atribuição de seu nome à Fatec de Bragança Paulista tem por objetivo expressar o reconhecimento dos bragantinos pelas realizações e serviços prestados à cidade pelo grande cidadão que foi o jornalista Omair Fagundes de Oliveira", explanou o deputado Edmir Chedid ao solicitar o apoio dos demais parlamentares para acolhimento da propositura.



echedid@al.sp.gov.br

alesp