Deputada participa de inauguração da Casa Abrigo em Guarujá


30/01/2008 11:54

Compartilhar:

Deputada durante inauguração da nova sede<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/haifaCasa Abrigo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Haifa Madi (PDT) compareceu à inauguração realizada pela prefeitura de Guarujá, no dia18/01, da nova sede da Casa Abrigo Novo Horizonte, localizada à Rua Manoel Alves de Moraes, 359, no bairro Enseada. A maior capacidade do novo espaço permitiu a ampliação de atendimento de 13 para 20 crianças e adolescentes.

Sediada há nove anos no bairro Santa Rosa, a mudança oferece melhor estrutura para os jovens, cujo tempo de permanência é determinado pela Justiça. Essas crianças e adolescentes foram vítimas de vários tipos de violências, como a sexual ou doméstica.

A edificação ganhou serviços de hidráulica, pintura e elétrica, além de adaptações específicas para receber os jovens. O custo da reforma, iniciada em novembro, foi de cerca de R$ 10 mil. O local possui quatro cômodos e banheiros, sala de TV, quintal e uma lavanderia. O atendimento é 24 horas.

No espaço, oito profissionais da Secretaria da Ação Social de Guarujá, entre psicólogos e assistentes sociais, atenderão adolescentes entre 12 e 18 anos, encaminhados pelo Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude do Município.

O secretário da Ação Social afirmou que enviará uma minuta de convênio para apreciação da Câmara Municipal. O objetivo é que a entidade tenha uma gestão compartilhada com a Igreja Católica. "Esse tipo de gestão oferece mais autonomia no gerenciamento da entidade, mas a supervisão estará a cargo da Prefeitura", disse o secretário.

O coordenador da Casa Abrigo, Renato Gomes Pavon argumenta que também apóia a gestão compartilhada, pois, em sua opinião, ela aumentará as possibilidades de contratação de pessoal com perfil adequado, sem precisar passar pelo processo burocrático que rege a Administração Pública.

A deputada destacou a importância dos trabalhos sociais que a Igreja Católica desenvolve na cidade.

Para o prefeito de Guarujá, Farid Madi, a prefeitura fez a melhor escolha, passando a administração da Casa Abrigo e do Restaurante Popular do Santo Antonio para as mãos da Igreja Católica.

Para o padre Marco Sabino, da Igreja Nossa Senhora de Fátima, "seria bom que tivéssemos famílias estruturadas, que pudessem abrigar com amor essas crianças, sem a necessidade desse tipo de entidade".

hmadi@al.sp.gov.br

alesp