Deputados jovens prestam compromisso de posse


06/11/2009 19:07

Compartilhar:

Deputados jovens prestam juramento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/JURAMENTOROB_3128.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado jovem Herman Silva dos Passos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/JKhermancompromissodeposse11Mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/JKPrandi07MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/JKdepsNossoMAU_2400.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> César Callegari (ao microfone), presidente do Conselho Federal de Educação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/cesar calegari  - ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Aldo Demarchi, 2º Secretário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/dep demarchi - ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi, Cesar Callegari e Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/JKGianazzi,Callegari,Prandi01MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Pedro Bigardi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/JKPedroBigardi09MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/GIANNAZIROB_2929.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A posse dos deputados foi seguida da leitura do compromisso solene, feita pelo deputado jovem Herman Silva dos Passos.

César Callegari, presidente do Conselho Federal de Educação, também foi um dos autores da propositura que instituiu o Parlamento Jovem Paulista, em 1999, e salientou a sua emoção: "Há 11 anos a Assembleia assumiu o papel de formar uma nova geração de líderes políticos e já tem encontrado jovens líderes que começaram aqui". Considerando que o Brasil vive um momento de esperança maior, Callegari afirmou que o país só vai crescer se investir nas pessoas, e que este é o momento da educação, que contribui para o exercício intenso da cidadania. Lamentou ainda que muitas escolas ainda não incluíram o Parlamento jovem em sua programação.

Pedro Bigardi (PCdoB) disse aos jovens :"Vocês estão entrando na política em um bom momento", ao lembrar que ele mesmo iniciou sua carreira na época em que se discutia a anistia política, em 1979, quando "o Brasil respirava o desejo da democracia".

Maria Lúcia Prandi (PT) ressaltou que o fato de diferentes partidos políticos estarem representados na mesa que presidiu os trabalhos é, por si só, o exemplo do exercício democrático, pois a democracia pressupõe o respeito à diversidade. Prandi, dizendo que "cidadania se constroi e democracia se aprende", lamentou que ainda estejamos longe da democracia social. "Apesar dos avanços, ainda temos muito a fazer em relação à desigualdade social e regional", afirmou.

A deputada expressou também sua satisfação pelo fato de haver 47 mulheres entre os deputados jovens, o que reflete, segundo ela, que a juventude tem uma preocupação com a questão de gênero. Referindo-se aos jovens como "protagonistas do futuro", ela ainda lembrou que a política é espaço a ser dividido por aqueles que têm preocupação com o coletivo.

O deputado Carlos Giannazi(PSOL) destacou que, junto com a questão ambiental, a área da educação foi a mais abordada nos projetos apresentados pelos deputados jovens. "O senso crítico e a participação cidadã dos estudantes são fundamentais para que possamos resgatar a qualidade da escola pública", explicou.

O 2º secretário Aldo Demarchi (DEM) saudou os jovens que participam do Parlamento Jovem. Para o secretário, é muito importante o interesse e a participação desses estudantes na política. "Estes serão os nossos sucessores", previu.

alesp