Secretaria da Saúde confirma verba para Santo Antonio de Posse


02/10/2009 14:22

Compartilhar:

Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/EDMIRCHEDIDUSF.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou a liberação de R$ 100 mil para a construção de uma Unidade de Saúde da Família no município de Santo Antonio de Posse, conforme solicitação do deputado Edmir Chedid (DEM). A unidade será construída no Bairro Ressaca, devendo ser entregue à comunidade até o fim do primeiro semestre de 2010. Esta será uma unidade multiprofissional com autonomia funcional e técnica.

Edmir Chedid explicou que a Unidade de Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias. "As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes", afirmou o parlamentar.

A velocidade de expansão da Unidade de Saúde da Família comprova a adesão de gestores municipais aos seus princípios. "A concepção da unidade teve início em 1994 e apresentou um crescimento nos últimos anos. A consolidação dessa estratégia precisa, entretanto, ser sustentada por um processo que permita a real substituição da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios", concluiu o parlamentar.

echedid@al.sp.gov.br

alesp