Criação de programa de auxílio ao SAMU


14/04/2011 16:58

Compartilhar:

Chedid entrega proposta ao governador <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/CHEDIDSAMUz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) sugeriu ao governador Geraldo Alckmin a implantação do Programa de Auxílio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A medida tem por finalidade o repasse de recursos para a manutenção do serviço criado pela União e desenvolvido em parceria com Atibaia, Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti e Vargem.

Em nível regional, o serviço se resume à construção da Central de Regulação " que está em fase de conclusão em Bragança Paulista " e ao envio de ambulâncias às prefeituras. Porém, segundo o parlamentar, a contrapartida do acordo entre União e prefeituras também prevê a manutenção do SAMU, estimada em cerca de R$ 0,80 por habitante/mês.

"Num município com 30 mil habitantes, a prefeitura terá de investir R$ 24 mil/mês para que o SAMU atenda a população de baixa renda. Deste valor, 1/3 será custeado pelo governo federal, cabendo aos municípios o pagamento de 2/3 do previsto para a realização desse serviço", destacou o parlamentar.

Ele explicou que o investimento previsto para a manutenção do SAMU não condiz com a realidade de pequenos e médios municípios interessados em implantar o serviço à comunidade. "Isso demonstra que o governo federal fez um projeto que não atende às necessidades desses municípios. Por isso, solicitei a criação do Programa de Auxílio para o Estado", concluiu.



echedid@al.sp.gov.br

alesp