"Composição em Equilíbrio", de Fernando Durão, no Museu da Escultura ao Ar Livre


13/02/2004 14:11

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Obra "Composição em Equilíbrio" Clique para ver a imagem ">

DA REDAÇÃO

O artista visual Fernando Durão, acompanhado do empresário Jaime Simão, entregou formalmente nesta sexta-feira, 13/2, para ser incluída no Acervo do Museu da Escultura ao Ar Livre da Assembléia Legislativa, a obra "Composição em Equilíbrio". Trata-se de uma escultura em aço pintado de 4.30m de altura por 3.50m de diâmetro (2003).

A obra é composta por três módulos retangulares, que se apóiam entre si. Sua base de equilíbrio está estabelecida no lado superior dos módulos, possibilitando desta forma a total flutuação da escultura, que toca apenas três pontos do solo: menos de 0,01 % de toda a obra - um contraponto com a matéria prima, o aço.

Conforme explicou o artista, "para estabelecer uma relação de equilíbrio e leveza visual, cada módulo foi pintado de forma plana, nas cores amarelo, azul e vermelho: uma cor para cada módulo".

Trata-se de uma obra totalmente inserida nos conceitos de Arte Pública, pois a solução do desenho, das cores, da escala e até mesmo a tecnologia empregada foi totalmente pensada pelo artista para os jardins da Assembléia considerando-se todos os elementos visuais e espaciais do entorno.

"Sou um artista totalmente urbano integrado e apaixonado pelas grandes metrópoles", diz Fernando durão. "Sou cosmopolita e minha obra sempre representa minha inquietude de criar e recriar de maneira contemporânea os espaços por mim vivenciados. Nesta grandiosa obra estrutural arquitetônica, tenho como objetivo o domínio artístico visual e territorial".

alesp