Poço em Guareí será entregue neste final de semana


24/04/2007 21:17

Compartilhar:

Hamilton Pereira com o superintendente da Sabesp, Gustavo Cutolo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON ESGOTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião com o deputado Hamilton Pereira (PT) na manhã desta sexta-feira, 20/4, Gustavo Cutolo, superintendente da Sabesp de Itapetininga, informou que o poço artesiano do bairro dos Tomés, em Guareí, será entregue neste final de semana.

As famílias que residem no bairro aguardam a ativação do poço há mais de um ano. Os recursos para perfuração foram conquistados por Hamilton Pereira através de emenda ao Orçamento Estadual de 2005. As obras de perfuração e edificação do poço foram concluídas no início de 2006 pela Prefeitura de Guareí e o seu funcionamento ficou sob a responsabilidade da Sabesp.

Em setembro do ano passado, quando Hamilton Pereira esteve na Superintendência da Sabesp pela primeira vez, foi informado de que a utilização da água do poço dependia da construção de uma estação de hipocloração e fluoretação, além de reservatório, rede e ligações. Na ocasião, o deputado foi informado de que o material para as obras já tinha sido entregue, porém, na reunião desta sexta-feira, o responsável por projetos da Sabesp afirmou que o material deveria vir de São José dos Campos.

Lagoa de tratamento de esgoto

Segundo Cutolo, já foi concluído projeto para a construção de uma rede de coleta e tratamento de esgoto para Guareí, que deve entrar em licitação. O deputado lembra que "em setembro de 2006 fui informado de que a Sabesp havia contratado, por R$ 171,04 mil, a empresa Serec Serviços de Engenharia Consultiva, que já estava desenvolvendo um projeto para construção da lagoa de tratamento de esgoto numa área da Fazenda Santo Antônio, no bairro Fazendinha".

Na ocasião, o parlamentar também foi informado de que o projeto ainda passaria pelo processo de licenciamento ambiental, cuja tramitação costuma demorar em média cerca de um ano. "Se o cronograma da Sabesp continuar bem, a expectativa que nos foi dada no ano passado deve se cumprir: a licitação ficará pronta até a metade de 2008 e a lagoa será entregue até a metade de 2009", afirma Hamilton.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp