Governador recebe no Palácio presidentes de legislativos estaduais


08/05/2009 20:21

Compartilhar:

José Serra, Alberto Pinto Coelho e Barros Munhoz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/prespalaciommy (15).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Recepção ao colegiado dos presi­dentes de assem­bleias legislativas dos Estados brasileiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/prespalaciommy (13).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o principal objetivo de fortalecer as assembleias legislativas e aumentar a autonomia dessas instituições, reuniu-se nesta quinta-feira, 7/5, no Palácio dos Bandeirantes, o colegiado dos presi­dentes de assem­bleias legislativas dos Estados brasileiros. Conforme declarou o presidente da Assembleia paulista, deputado Barros Munhoz, "se podemos aprimorar os projetos que o Executivo envia, também podemos apresentar projetos de qualidade. Aliás, o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, virá defender a proposta de mais poder para o Legislativo".

Barros Munhoz falou ainda da importância de uma renegociação das dívidas dos Estados com a União e, em seu discurso na abertura do encontro, disse que sem um parlamento forte jamais o Brasil será o país dos nossos sonhos. "Mais autonomia é do que os Estados precisam".

Barros Munhoz passou a palavra ao atual presidente do colegiado, o deputado da Assembleia mineira, Alberto Pinto Coelho (PP), que, agradecendo a recepção, defendeu as mesmas teses de autonomia dos legislativos, e a renegociação da dívida com a União,

O governador José Serra, falando em seguida, agradeceu a presença de todos e elogiou o relacionamento que o Parlamento mantém com o Executivo, "sem tutela e sem submissão de ambas as partes".

No evento, o presidente da Assembleia paulista recebeu do presidente da Assembleia catarinense, Jorginho Mello, um cartão em baixo relevo com a figura do Palácio Barriga Verde, sede do Parlamento catarinense.

A pauta deste VI Encontro de Presidentes prevê a aprovação da Carta de São Paulo com as propostas que surgirem durante o encontro.

alesp