Acrósticos homenageiam mulheres do Legislativo paulista


01/09/2008 19:10

Compartilhar:

Carlos Angelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/ANGELO 036 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição de acrósticos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/ANGELO 018 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O que aparentemente seria uma brincadeira de criança se transforma em homenagem às mulheres do Legislativo Paulista. Teve início nesta segunda-feira, 1º/9, a exposição de acrósticos de Carlos Angelo. O objetivo, segundo ele, é homenagear as mulheres relacionando-as com o departamento em que trabalham. A exposição está dividida em três blocos: Deputadas de Ontem, Deputadas de Hoje e Mulheres de Sempre. No total, são 39 homenageadas.

Para a construção dos acrósticos, Angelo buscou um resgate histórico das ex-deputadas, assistiu a sessões plenárias e leu o Diário Oficial do Legislativo para buscar informações das atuais parlamentares. Ele percorreu cada departamento da Assembléia para que os próprios funconários do setor indicassem a homenageada. Segundo ele, a poesia acróstica é a expressão literária que mais possiblita esta deferência. A sargento Vanda Maria Sebastião disse se sentir muito honrada pelo reconhecimento. "Fico muito feliz com esta lembrança", declarou.

Angelo trabalha com acrósticos há 50 anos, levado pela sua convivência com o teatro. "A linguagem acróstica é fundamental, serve para descrever a personagem", relatou. Sua primeira homenagem ocorreu ano passado, na Assembléia Legislativa, durante a 2ª Semana de Talentos. Na ocasião, mulheres da convivência de Angelo foram lembradas.

Para conferir a exposição, basta se dirigir ao Espaço Cultural Tristão de Ataíde, da Biblioteca, localizado no 3º andar do Palácio 9 de Julho. A exposição Mulheres do Legislativo Paulista está aberta ao público de 1º a 30 de setembro, das 9 às 19 horas.

alesp