Dell'Icio: uma pintura espacial elaborada com ritmo e tensão

Acervo Artístico - Emanuel von Lauenstein Massarani
14/02/2005 14:00

Compartilhar:

Hermes Dell'Icio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Hermes del Icio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Solarium<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Hermes del Icio Solarium.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A estrutura das linhas, o volume das formas e sua disposição nos planos nos dão a sensação da profundidade atmosférica e extratosférica da obra de Hermes Dell'Icio. A vibração dessas linhas e dessas formas em valores cromáticos nos transportam verdadeiramente sobre o ritmo de um poema lírico em direção a um além espacial.

Nossos sonhos ali se agigantam até a obsessão, enquanto que, além da realidade acima de nós, fixa-se uma centelha cósmica. O pintor alcança, então, o máximo de sua eficácia. O ritmo de suas formas e a expressividade do seu cromatismo se unem, formando um todo harmônico onde os elementos de potencial vitalidade se transformam em pura expressão plástica.

A capacidade de evocação do artista se faz mais convincente quanto mais suas obras são abstratas e distantes de qualquer imagem figurativa. Na estrutura de seus espaços, o pintor dispõe a sua arquitetura abstrata e sua cenografia repleta de cores explosivas, de formas expulsando números de computador ao som de amplos ritmos nervosos carregados de energia.

Em "Solarium", obra doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, a pintura espacial de Hermes Dell'Icio é feita também de tensões porque sua intuição se torna sentimento e certeza.

O Artista

Hermes Dell'Icio, pseudônimo artístico de Hermes Delício, nasceu em São Paulo em 1962. Desde muito jovem interessou-se pelas artes plásticas em geral. Embora autodidata em pintura, seguiu um curso de restauro no Instituto Arco, em Lisboa (1994 a 1996), onde teve aulas particulares em cerâmica com o renomado artista Mestre António Andrade (1995 a 1996).

Sua primeira exposição foi na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, na cidade de Setúbal, Portugal no ano de 1989 e posteriormente em 1992. Seguiram-se ainda as seguintes mostras: Galeria Bê, Lisboa (1989 e 1990); Castelo de São Filipe, sob o patrocínio da Câmara Municipal de Setúbal, Portugal (1989); Galeria Peregrinos, Santiago de Campostela, Espanha; Castelo de São Jorge, sob o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa (1990); Sede da Embaixada do Egito em Lisboa e na Academia Nacional de Belas Artes em Lisboa (1991); Espaço Cultural do Hotel Cleópatra, Cairo, Egito, sob o patrocínio da Embaixada do Egito em Lisboa; Feira de Arte Contemporânea, Madrid, Espanha (1992); Salon du Printemps, Lyon, França; Academia de Belas Artes de Lyon, França (1994); Galeria de Artes Freddy for Music, Amman, Jordânia (1998).

No campo do restauro recuperou a casa da celebre poetisa Florbela Espanca, patrimônio do Município de Olhão (1995) e a Igreja do Mindelo, Vila do Conde (1997), ambas em Portugal. Recebeu o Grande Premio de Jovem Pintor (1994), das mãos do Senhor Charles Guayta, Presidente da Academia de Belas Artes de Lyon.

Possui obras em coleções particulares no Brasil e em Portugal, Espanha, Jordânia e Cairo e no Acervo Artístico da Assembléia Legislativa de São Paulo.

alesp