1ª Bienal do Livro de Guarujá


24/04/2007 19:19

Compartilhar:

Antongini, Batista, Haifa Madi, Rahim e Andrade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAIFA BIENAL LIVRO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Haifa Madi (PDT) participou da abertura da 1ª Bienal do Livro de Guarujá, ocorrida na última sexta-feira, 20/4. Ela destacou o ineditismo da iniciativa na Baixada Santista, que contará com a presença de autores de todo o país, entre eles Marcelo Rubens Paiva, Pasquale Cipro Neto, Eduardo Shinyashiki, Gabriel o Pensador, Maurício Kubrusly, Sherazade e José Roberto Torero.

O evento é promovido pela Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias municipais de Cultura, Educação e Turismo e com o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo incentivar a leitura no Brasil e promover a indústria e o comércio de livros.

Segundo Armando Antongini Filho, diretor executivo da CBL " que também participa da organização da Bienal de São Paulo, o segundo maior evento literário do mundo ", "a 1ª Bienal de Guarujá não é apenas uma feira para vender livros, mas sim um grande acontecimento cultural".

Para Madi, eventos como esse, de caráter cultural, projetam o município como ponto turístico, além de promover o acesso à educação e à cultura para todos. Segundo o secretário municipal de Educação, Mohamad Rahim, a Bienal tem por objetivo despertar o interesse e o gosto pela leitura na população. Já o secretário de Cultura, Wellington de Andrade, destacou que a iniciativa é muito importante também para promover os escritores da cidade, lembrando que secretaria cedeu um estande para os autores locais apresentarem seus trabalhos ao público.

Além de interagir com os autores, o público pode ainda adquirir exemplares em oferta. Com apenas R$ 1 é possível encontrar, por exemplo, livros infantis. Há ainda promoções "casadas", como pacotes de três livros por R$ 10. Em alguns estandes, os descontos chegam a 20%.

A 1ª Bienal do Livro de Guarujá acontece até 29/4 no Espaço Guarujá Eventos. Os encontros com autores serão sempre na parte da tarde, a partir das 14h. Outras informações podem ser encontradas em www.guaruja.sp.gov.br ou www.cbl.org.br.

hmadi@al.sp.gov.br

alesp