Bertioga terá sua 1ª escola técnica em 2010


19/03/2009 13:18

Compartilhar:

Paulo Alexandre e Geraldo Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/PAULOALEXESCOLATECNICA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma luta de mais de uma década chegou ao fim, com um resultado feliz: Bertioga terá sua primeira escola técnica estadual. A confirmação oficial ocorreu no último dia 17, após novo encontro do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, com Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), autor da reivindicação.

Alckmin e Paulo Alexandre fizeram o anúncio na última visita do ex-governador à região. Em reunião com o secretário no início de março, o deputado comunicou a disposição de a prefeitura ceder um imóvel ao Centro Paula Souza - fundação mantenedora das Etecs e Fatecs no Estado, para a implantação da escola técnica.

"Bertioga era o único município da região que ainda não contava com uma Etec, obrigando seus moradores a se deslocarem para cidades a mais de cem quilômetros de distância. Uma barreira que prejudicava a obtenção de uma capacitação profissional de qualidade. Esse argumento foi decisivo para a aprovação da unidade", explicou Paulo Alexandre, que propôs a oferta de cursos na área de petróleo e gás na futura Etec..

Além do prefeito Mauro Orlandini, que vai ceder o terreno, os vereadores também tiverem participação importante nesta luta, pois foram vários requerimentos para a instalação da Etec.

Na defesa da escola técnica em Bertioga, Paulo Alexandre citou os dados do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), de 2008, divulgado no início de março pela Fundação Seade e a Assembleia Legislativa. "Entre 2004 e 2006, a proporção de moradores na faixa etária de 15 a 17 anos que concluíram o Ensino Fundamental passou de 47,5% para 64,9%. Já o percentual de bertioguenses de 18 a 19 anos com Ensino Médio completo saltou de 17,1% para 40,5%", observou o deputado.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp