Apelo à doação de sangue e alerta para uso de preservativo


04/03/2011 16:55

Compartilhar:

Edmir Chedid afirmou que o estoque do banco de sangue cai cerca de 30% neste período e disse que o alerta comunidade teve início em janeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/CHEDIDSANGUE.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em entrevista às emissoras de rádio Região Bragantina e Circuito das Águas, o deputado Edmir Chedid (DEM) fez apelo à comunidade para que doe sangue no carnaval. Ele explicou que o número de doares é menor neste período em decorrência das festividades e do feriado prolongado. Além disso, pediu atenção aos foliões para que usem preservativos e se previnam contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo o parlamentar, em feriados prolongados os estoques dos bancos de sangue chegam a baixar 30%. Porém, neste período, o número de casos nos quais há necessidade de sangue é maior. "A falta de sangue pode resultar em prejuízos, como a cirurgias. Além disso, devemos sempre lembrar que doar sangue é um gesto de solidariedade e um procedimento completamente seguro", destacou.

Para doar sangue, o interessado deve ter idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, estar alimentado e apresentar documento original com foto. Não podem doar sangue as pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, sejam portadoras de hepatite (B ou C), AIDS ou usuários de droga injetável. A lista com endereços dos postos de coleta pode ser consultada pelo www.saude.sp.gov.br ou pelo Alô Pró-Sangue 0800 55 0300 (ligação gratuita).

Nas entrevistas, Edmir Chedid também fez um alerta para a população quanto à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. "Desde fevereiro tenho alertado à população sobre a importância dos testes de DST/AIDS, gratuito na rede pública de saúde. No entanto, é preciso que este alerta seja refeito neste período, com atenção à prevenção e ao uso da camisinha", finalizou.



echedid@al.sp.gov.br

alesp