Biografia dos deputados eleitos em outubro/2010 - Marcos Martins
Marcos Martins - Há 30 anos no movimento sindical, Marcos Martins (PT) ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores e a CUT (Central Única dos Trabalhadores). Em 1988 foi eleito vereador por Osasco pela primeira vez (reeleito outras quatro vezes consecutivas).
Com votação em 519 municípios do Estado, foi destaque na cidade de Osasco, onde mora e na qual obteve 44.923 votos. Também teve votação expressiva em 19 cidades da região oeste da Grande São Paulo. O deputado aponta como resultado de sua atuação no primeiro mandato a resposta das urnas também nas cidades que compõem a região de Campinas, Jundiai e Bauru, e na zona leste da capital paulista.
Ao comentar seu primeiro mandato, lembra que nos três primeiros meses conseguiu aprovar a Lei 12.684/07 que proíbe o uso do amianto, referência em todo o Estado de São Paulo.
Outras propostas do parlamentar estão em discussão na Assembleia e neste segundo mandato vai priorizar a aprovação do Projeto de Lei 354/2009, que dispõe sobre a assistência pública e gratuita nas áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia para habitação de interesse social direcionada à população de baixa renda e a do Projeto de Lei 441/07, que visa a utilização de psicólogos e assistentes sociais na rede básica de ensino.
Além da apresentação de novas propostas, o parlamentar menciona a fiscalização do Executivo como atividade primordial.
Como um dos grandes problemas do Estado, Martins cita o transporte público e a avalanche de pedágios nas rodovias paulistas. Mas a centralização dos serviços de saúde e a destinação dos resíduos sólidos são outros graves problemas que pretende discutir neste segundo mandato.
Notícias mais lidas
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aposentados e pensionistas defendem restituição dos valores previdenciários descontados
- Língua geral paulista: antes do português, São Paulo tinha sua própria forma de comunicação
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Nota de pesar - Antonio Salim Curiati
- Deputado aciona MP contra exposição no MASP e pede apuração de possível ofensa religiosa
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações