Educação e Cultura debate revalidação de diplomas internacionais

PL 858/2011 prevê reconhecimento de pós-graduações cursadas no Mercosul e em Portugal
20/10/2011 21:10

Compartilhar:

Simão Pedro, presidente da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/ComEduCultura20out11RobdepSimao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vicente Celestino França, Simão Pedro, Antonio Simoes Silva e Atur fonseca Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/ComEduCultura20out11RobNomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rita Passos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/ComEduCultura20out11RobdepRita.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/ComEduCultura20out11Rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura, presidida pelo deputado Simão Pedro (PT), reuniu-se informalmente nesta quinta-feira, 20/10, para debater o problema enfrentado por brasileiros que fazem pós-graduação fora do país, na hora de revalidarem seus diplomas.



Um dos caminhos para a solução do problema é a aprovação do Projeto de Lei 858/2011, de autoria de Simão Pedro, que dispõe sobre o reconhecimento no Estado de São Paulo de diplomas de cursos de pós-graduação feitos nos países membros do Mercosul e em Portugal.



A reunião contou com a presença de representantes do Conselho Estadual de Educação, do Ministério da Educação, de docentes de instituições de ensino superior de países membros do Mercosul e de Portugal, além de representantes de associações de pós-graduados de todo o Brasil e da deputada Rita Passos (PSD).

Segundo Vicente Celestino de França, presidente da Associação dos Pós-Graduados em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior (Anpgiees), há diversos entraves à revalidação de diplomas adquiridos no exterior, o que causa sérios problemas àqueles que os conquistam, até mesmo aqueles estudantes que contaram com bolsa do governo.



O expressivo aumento de vagas no ensino superior nos últimos 12 anos gerou crescente demanda de vagas de pós-graduação. Contudo, com a falta de estrutura nas universidades brasileiras para responder a essa demanda, acontece um grande êxodo educacional, o que torna o problema ainda mais grave. São milhares de processos de revalidação parados nas universidades, que não têm condições de dar vazão a esse volume com agilidade.



Além do projeto no Parlamento paulista, há um projeto que trata da matéria no Senado e outro no Mercosul. "São inúmeros brasileiros que vivem este drama", lembrou Simão Pedro, enfatizando a necessidade de um esforço conjunto dos deputados estaduais com as entidades representativas dos pós-graduados para o aprofundamento do debate, objetivando a aprovação do projeto o mais rápido possível. (DA)

alesp