Solução para aterro sanitário de Biritiba Mirim


04/07/2011 16:40

Compartilhar:

Bruno Covas e Estevam  Galvão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/ESTEVAMGALVAOATERRO.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do Democratas na Assembleia, deputado Estevam Galvão, realizou audiência, em 30/6, com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, para buscar soluções para a desinterdição do aterro sanitário de Biritiba Mirim. Participaram da audiência o prefeito daquela cidade, Carlos Alberto Taino e o prefeito de Salesópolis, Adilson Bolinha. Juntos, os prefeitos compõem o consórcio Cipes.

No total, 20 mil toneladas de resíduos sólidos de Biritiba e Salesópolis eram enviados para esse aterro mensalmente. "Estamos cumprindo as exigências da Cetesb, mas o processo precisa de mais agilidade, para que o problema seja solucionado o quanto antes. Neste período, estamos enviado o lixo doméstico para o aterro de Santa Isabel, que também está recebendo os resíduos das demais cidades do Alto Tietê. Daqui a pouco viveremos o colapso", considerou o prefeito Bolinha.

De acordo com o secretário, que realizou a audiência acompanhado de sua equipe técnica, o processo será acompanhado pelos profissionais da área, para que o problema seja solucionado o mais rápido possível.

Estevam lembrou que a questão da destinação do resíduo sólido é um problema sério enfrentado por todo o Estado e que uma solução final precisa ser encontrada. A Assembleia Legislativa aprovou emenda de minha autoria à LDO 2012, prevendo incentivos fiscais para a destinação do lixo sólido através da reciclagem e utilização do lixo como energia.



egalvao@al.sp.gov.br

alesp