Fórum discute o plantio de eucaliptos


29/09/2005 17:44

Compartilhar:

Deputado Padre Afonso (segundo da esquerda para a direita) coordena Audiência Pública sobre eucalipto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AFONSO FORUM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Afonso Lobato participa amanhã, 30/9, de um Fórum para discutir a regulamentação do plantio do eucalipto no Estado de São Paulo. O encontro vai reunir representantes de sindicatos, partidos, igrejas, ONGs, entidades filantrópicas e de classe. O debate será na Casa da Amizade, no bairro de Santa Luzia, em Cruzeiro, no Vale do Paraíba, a partir das 19h30. "É preciso participar para poder cobrar o poder público e exercer a cidadania", destaca o padre.

A participação do parlamentar se deve ao fato de ele pertencer ao Partido Verde e de ser o autor do Projeto de Lei que regulamenta o plantio de eucalipto no Estado. O Projeto de Lei 302/03, protocolado em junho desse ano, teve sua tramitação alterada para regime de urgência, porém ainda aguarda para ser incluído na ordem do dia, para que possa ser votado. A proposta tem o objetivo de analisar o impacto ambiental causado pela monocultura do eucalipto, principalmente em relação ao lençol freático.

Padre Afonso destaca que o Fórum fomentará a apresentação das várias vertentes sobre o plantio, favoráveis e desfavoráveis. "Essa discussão é muito pertinente e necessária, pois vários setores ambientalistas apontam danos no lençol freático. Entretanto, sabemos da importância que o plantio representa na cadeia produtiva e econômica, o que propicia o debate", destaca. O parlamentar lembra que o assunto já foi tema de audiência pública na Assembléia Legislativa em maio do ano passado e em outros eventos realizados no Vale do Paraíba. "Não podemos ser omissos diante de ações que possam causar prejuízos ambientais, mas também não queremos barrar a geração de renda. Por isso, quanto mais debates, melhor", conclui o parlamentar.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp