População ganha mais duas estações da CPTM


29/05/2008 10:55

Compartilhar:

Deputado Caramez participa da inauguração de estações da CPTM<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/CARAMEZ CPTM.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) acompanhou o governador José Serra na manhã de quarta-feira, 28/5, na inauguração de mais duas estações da CPTM: a Itaim Paulista e a Jardim Helena-Vila Mara, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana, antiga Linha F).

Com essas unidades, 2008 já tem quatro estações nos moldes de metrô de superfície abertas nessa linha, que cruza boa parte da zona Leste da capital e municípios vizinhos, transportando 147 mil usuários diariamente.

"É a CPTM virando Metrô", disse o governador na cerimônia, ao lado do prefeito da capital, Gilberto Kassab, e do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella. "Estamos reformando todos os trens dessa linha e também virão trens novos. Com isso, vai aumentar a freqüência entre eles, que hoje é de nove minutos", completou Serra. A meta é atingir um intervalo de 5 minutos entre os trens.

As obras de modernização da Linha 12-Safira integram o Plano de Expansão da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, que prevê a aplicação de recursos da ordem de R$ 17 bilhões no Metrô, CPTM e EMTU/SP. Trata-se do maior investimento já realizado no setor.

Uma das principais metas é transformar mais de 160 km, dos 260 km de linhas da CPTM, em metrô de superfície. Ao todo, já foram encomendados 99 trens novos, dos quais quatro estão em circulação na Linha 9-Esmeralda e outros 20 começarão a operar na Linha 12 a partir de 2009.

"José Serra está revolucionado o Governo do Estado ao imprimir um novo jeito de governar, investindo profundamente em obras de infra-estrutura, priorizando os transportes coletivos e oferecendo aos trabalhadores mais segurança e rapidez nos serviços públicos", disse o deputado João Caramez, membro efetivo da Comissão dos Transportes e Comunicações da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.



jcaramez@al.sp.br

alesp