Mobilização para volta dos trens à Estação da Luz


08/02/2012 16:13

Compartilhar:

Donisete Braga durante mobilização <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2012/DONISETEtrensLUZx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Inconformado com a decisão da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de não mais transportar os passageiros do Grande ABC até a Estação da Luz, transformando a Estação do Brás em destino final da Linha 10 (Turquesa), o que vem provocando transtorno na vida de milhares de usuários, o deputado Donisete Braga (PT) está organizando uma mobilização para a tarde da próxima segunda-feira, na Estação Central de Mauá.

"O objetivo é conversar com os usuários e chamar a atenção das autoridades. As pessoas já enfrentavam problemas de superlotação nos trens e nas estações, atrasos infernais e agora mais essa medida. Tem gente que está demorando mais de meia hora para chegar ao destino por causa dessa decisão da CPTM", disse o deputado. "É um governo insensível, de burocratas que não se preocupam com as pessoas, com os seres humanos", desabafou.

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos disse que adotou a medida devido ao significativo crescimento da demanda de usuários na Estação Luz, por onde circulam 465 mil passageiros por dia, com a entrada em operação da Linha 4-Amarela do Metrô. Tombada pelo patrimônio histórico, a Estação Luz não pode ser ampliada, afirmam. Na terça-feira que vem o presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, Mario Reali, fará reunião na CPTM sobre o tema. O consórcio também pleiteia a volta dos trens à Estação da Luz.



Visando o Futuro



Para Donisete Braga, "não é aceitável neste momento o argumento do governo estadual de que os usuários serão beneficiados com a implantação da Linha 18-Bronze, do Metrô, que ligará, por meio de monotrilho, a futura estação Alvarenga, em São Bernardo do Campo, à estação Tamanduateí, que tem conexão com a Linha 2 do Metrô e a Linha 10 da CPTM, além do projeto Expresso ABC, que ligará Mauá à capital." Para ele, são obras que o Estado vem prometendo há mais de dez anos, como é o caso do Expresso ABC.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp