Em defesa do "pulmão do mundo": os artistas e a Floresta Amazônica

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
04/09/2006 16:58

Compartilhar:

<i>Pato do Pé Vermelho</i>, de Huang Weng Mei-o<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Amazonia-Pato do pe vermelho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Vitória-Régia</i>, de Yplinsky<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Amazonia-YplinskiVitoriaRegia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Jaguatirica</i>, de Lafraia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Amazonia-inez Jaguatirica.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Vitórias-Régias da Amazônia</i>, de Renata Simões<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Amazonia-Vitorias regias na amazoni.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Amazonia Beleza Brasileira</i>,  de M. R.Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Amazonia-Beleza Brasileira M.R. Carvalho.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Floresta Amazônica desempenha para a humanidade o importante papel de equilíbrio ecológico do planeta. Durante muito tempo atribuiu-se à Amazônia o papel de "pulmão do mundo".

Formando um ecossistema extremamente complexo e delicado, todos os seus elementos (clima, solo, fauna e flora) estão estreitamente relacionados. Além de sua riqueza natural, a região abriga expressivo grupo de povos indígenas e populações tradicionais que incluem seringueiros, castanheiros, ribeirinhos e babaçueiros, entre outros que lhe conferem destaque em termos de diversidade cultural.

Numa iniciativa do governo do Acre, acatada no âmbito federal, o dia 5 de setembro é consagrado ao Dia da Amazônia. A data que o calendário reserva para homenagear a imensa região, 60% da qual pertence ao Brasil, é uma excelente oportunidade para reproduzirmos nesta página obras de artistas do nosso acervo que se inspiraram na Amazônia.

Yplinsky " Vitória-Régia

O objetivo de cada obra do artista é captar a realidade com imediatismo e espontaneidade, o que revela um sentimento de profundo lirismo. Ele busca sugestivos recantos de paisagem onde a luz se torna mágica protagonista. Cada obra sua é clara e límpida e possui todos os requisitos do realismo que o artista transmite de imediato através de uma linguagem poética.

Antonio C. Moraes " Araras da Amazônia

O artista encontra na natureza o fascínio e os germes da exaltação, testemunho de poesia e da eterna repetição dos fenômenos criativos. Árvores, flores, pássaros, paisagens exóticas e urbanas, panoramas de montanhas e marinhas constituem a rica temática de Antônio C. Moraes.

Nelson Falcão " Matinta

A obra constitui uma transcrição da realidade em termos de atmosfera. Seu aspecto descritivo destaca fragmentos do ambiente com refinado imediatismo e sapiente cadência de tons. Envolta sobretudo num véu de mistério e de mitos amazonenses, emerge nessa pintura a atitude formal e poética do artista.

Renata Simões " Vitórias-Régias da Amazônia!

Refletem o amor da artista pelo Brasil, que segue um itinerário de liberdade pintando sua terra, valorizando árvores, casas, céu, flores, enfim regiões que lhe pedem nome e vida, além do tempo.

Inez Meã Shibata " Ecologia Amazônica

Do impasto cromático, ou melhor, do pontilhismo, a artista extrai uma síntese formal que cria sugestivas paisagens campestres ou marinhas carregadas de pathos poético. Ela procura na natureza virgem brasileira, na solidão e no silêncio as palpitações e os ecos de uma vida junto às origens e às fontes.

Lafraia " Jaguatirica

Através de nuances cromáticas a pastel, a artista consegue transmitir o olhar penetrante desse felino como um grito de alerta aos destruidores de nossa fauna.

Huang Weng Mei-o " Pato do Pé Vermelho

Sob uma aparente simplicidade, sua obra é fruto de uma séria disciplina profissional e de uma rigorosa pesquisa cromática, embora se mantendo distante de todo excesso pictórico, para colher, entretanto, a essência da imagem.

alesp