Informações sobre combate ao crime na zona rural


01/07/2010 17:30

Compartilhar:

Padre Vizioli, Demarchi, Antonio Ferreira Pinto e Irineu Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/DEMARCHI1CRIMEZRURAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, encaminhou ao deputado Aldo Demarchi (DEM)Ofício 749/2010, com informações sobre as providencias adotadas pelas polícias Militar e Civil para combater os roubos e furtos registrados na zona rural de Rio Claro e cidades vizinhas. "É uma resposta às cobranças que temos feito desde o início deste ano, quando fomos procurados pelo padre Jocelir Léo Vizioli, da paróquia do Espírito Santo, que é uma espécie de porta-voz da comunidade dos bairros e distritos rurais, e pelo desembargador aposentado e advogado Irineu Carlos de Oliveira Prado", explica o deputado.

Entre os documentos encaminhados pelo secretário ao gabinete de Aldo Demarchi está um relatório assinado pelo comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, onde são enumeradas algumas "medidas preliminares" para tentar reduzir a criminalidade no campo. O coronel destaca a realização de palestra aos policiais que efetuam a zona rural, "com o foco de instrui-los sobre como fiscalizar o transporte de gado vivo".

Também está sendo feito o mapeamento dos acessos das rodovias às estradas rurais, com vistas ao desenvolvimento de operações em conjunto com o policiamento rodoviário. Além disso, Camilo menciona reuniões com proprietários rurais, a fim de estreitar a parceria entre a polícia e a comunidade. "Num desses encontros", ressalta o comandante da PM, "surgiu a ideia de se constituir um Conselho de Segurança Rural".

O coronel lembra, no entanto, que a Polícia Militar enfrenta algumas dificuldades para realização de um trabalho mais efetivo. Como exemplos, ele cita a resistência do produtor em marcar seus animais para não se comprometer em caso do envolvimento do animal em acidente de trânsito".



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp