Encontro com parlamentares cubanos


28/06/2011 09:17

Compartilhar:

Marco Aurélio (quinto a partir da esq.), deputados da bancada do PT e parlamentares cubanos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/MARCOAURELIOcubanos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a proposta de renovar os pactos e intercâmbios entre parlamentares cubanos e brasileiros, o deputado Marco Aurélio (PT) participou na segunda-feira, 27/6, de reunião com representantes do Parlamento e do governo de Cuba.

A reunião ocorreu na Assembleia Legislativa com a presença de deputados do Partido dos Trabalhadores e do cônsul-geral de Cuba, Lázaro Méndez Cabrera, da parlamentar e presidenta do Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos, Kenia Serrano Puig, do responsável pelo Instituto Cubano no Brasil, Fábio Simeon, e do 1º secretário do consulado cubano em São Paulo, Gunther Gulfo.

Um dos temas abordados na reunião foi a contratação de médicos. Marco Aurélio lembrou que, quando prefeito de Jacareí, teve dificuldade em contratar profissionais e pensou em buscar médicos formados em Cuba, mas encontrou muitos empecilhos colocados pelas entidades sindicais da categoria que atuam aqui no Brasil. "Além da certeza da qualificação na formação intelectual, nós sabemos da formação humanitária dos médicos em Cuba, diferentemente do que acontece aqui no Brasil, onde há casos em que a profissão é mais vista como um meio de ascensão econômica e social", disse Marco Aurélio.

Os deputados reconheceram a necessidade de sensibilizar as autoridades e buscar resolução para a questão, que é de interesse de ambos os países. (mlf)



marcoaurelio@al.sp.gov.br

alesp