Vôo Cidadão: decolagem para o futuro de jovens de Hortolândia


31/10/2008 19:02

Compartilhar:

Réplicas 400 vezes menores que as aeronaves originais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/PERUGINI VOO CIDADAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O projeto Vôo Cidadão já mostra bons resultados com seis meses de atuação em Hortolândia. Desenvolvido pela Secretaria de Cidadania, Trabalho e Promoção Social da prefeitura, o projeto ensina adolescentes e jovens a arte de fazer réplicas artesanais de aviões. A deputada Ana Perugini (PT) visitou o projeto nesta quinta-feira, 30/10.

Entusiasmada com o trabalho, a deputada parabenizou a iniciativa que, em breve, ganhará um espaço com melhores estruturas. "É preciso ter garra e vontade para aproveitar todo o conhecimento que vocês recebem aqui. Com certeza, um aprendizado que valerá para qualquer área profissional que vocês escolham", disse a deputada.

Com o objetivo de trabalhar a inclusão social e ações que preparem os jovens para o mercado de trabalho, o Vôo Cidadão, estrategicamente localizado no bairro Jardim Nova América, atende 40 alunos que utilizam o horário inverso ao da escola para dar asas a imaginação e descobrir um mundo novo. Ali, eles recebem aulas de inglês, geografia, matemática e noções de mecânica de aviação, fundamentais para partirem para a prática, sob a orientação do coordenador João Carlos Ramos, que ensina como resina e tinta podem se transformar em aeronaves até 400 vezes menores em escala que as originais.

Os alunos recebem ainda orientações sobre etiqueta, postura, técnicas de primeiros socorros, aparência ideal a bordo (cabelo, roupa e maquiagem), noções de segurança de vôo, regulamentação da profissão e conhecimento das aeronaves. Tudo para fomentar o sonho dos jovens e abrir possibilidades reais de futuro. Recentemente, os "jovens pilotos" tiveram a oportunidade de fazer um treinamento virtual num simulador de vôo. As réplicas produzidas são comercializadas e os recursos obtidos são revertidos para a sustentação do projeto.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp