Debate sobre futebol é transmitido pela TV Assembleia


12/03/2010 17:50

Compartilhar:

João Medina, deputados Sapienza e Donizette, e Jorge Machado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/SAPIENZATVAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O programa Arena Livre da TV Assembleia promoveu esta semana um debate sobre futebol, com a participação dos deputados Vitor Sapienza (PPS) e Jonas Donizette (PSB) e do preparador físico e especialista no tema João Paulo Medina. O debate, mediado pelo jornalista Jorge Machado, vai ao ar no dia 15/3, às 21h.

Medina tem um extenso currículo de serviços prestados a grandes clubes brasileiros e do exterior. É também criador da Universidade do Futebol, um portal de acesso ao conhecimento de vários aspectos sobre o futebol, tais como saúde, educação e administração.

No debate, foram discutidos temas como a relação do futebol com a educação, a violência nos estádios e a formação dos atletas. Vitor Sapienza destacou que a violência é decorrente da ausência de educação e não está presente apenas nas arquibancadas ou nos gramados. Pois, segundo disse, ela se manifesta no futebol, no lazer, no trânsito e em outras atividades.

Sobre a formação dos jogadores de futebol, Sapienza observou que as chamadas escolinhas de futebol trabalham com primarismo, ao que Medina completou que são "fábricas de sonho". Sapienza lembrou que a várzea era a grande formadora de atletas. Ele observou ainda que jogou na várzea e que há mais de 20 anos promove torneios varzeanos.

Os debatedores discutiram também a situação financeira dos clubes, que enfrentam graves déficits. Tanto Medina como Sapienza concordaram que muitos diretores administram os clubes mais com a emoção do que com a razão. "Se forem executadas as dívidas dos clubes de São Paulo, todos fecham", alertou Sapienza.



vsapienza@al.sp.gov.br

alesp