Assembleia paulista retoma trabalhos

Na sessão de abertura, quatro suplentes tomam posse
01/02/2011 19:16

Compartilhar:

Terezinha da Paulina <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/AberturaLegislativoePosseDepsSuplentesTerezinhadaPaulinaROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mauro Menuchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/AberturaLegislaturaePossesulpentesDepMauroMenuchiMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/AberturaLegislativoePosseDepsSuplentesPresMunhozROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valdemar Corauci Sobrinho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/AberturaLegislaturaePossesulpentesDep WaldemarCourauciSobrinhoMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Widerson Anzelotti <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/AberturaLegislaturaePossesulpentesDepWidersonAnzelottiMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Assembleia retoma trabalhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/AberturaLegislaturaePossesulpentesMAU_1121.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Samuel Moreira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/AberturaLegislaturaePossesulpentesDepSamuelMoreiraMAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo retomou nesta terça-feira, 1º/2, os trabalhos de sua 16ª Legislatura. Sete parlamentares foram eleitos para a Câmara dos Deputados, abrindo vaga, a partir da data em que cada um assumir seu mandato de deputado federal, para a posse de suplentes no decorrer do período adicional, que vai de 1º/2 a 14/3.

Logo no início da sessão, o presidente Barros Munhoz comunicou a indicação, pelo governador Geraldo Alckmin, do deputado Samuel Moreira (PSDB) para líder do Governo.

Em seguida, Barros Munhoz deu posse no cargo de deputado estadual aos suplentes Widerson Anzelotti (PSDB) na vaga aberta por Vaz de Lima, Mauro Menuchi (PSB) na vaga de Jonas Donizette, Terezinha da Paulina (DEM) na vaga de Rodrigo Garcia, e Valdemar Corauci Sobrinho (DEM) na vaga de Eli Correa Filho.

Os deputados Celso Giglio (PSDB), Roberto Morais (PPS), Gilmaci Santos (PRB), Estêvam Galvão (DEM), José Bittencourt (PDT) e Adriano Diogo (PT) saudaram os empossados e o novo líder do Governo. Samuel Moreira agradeceu as manifestações de apreço que recebeu.

Adriano Diogo ainda sugeriu ao presidente que se acabe com o período adicional. Barros Munhoz esclareceu que o chamado período adicional está em vigor por conta de uma ação judicial que, em sua avaliação, criou uma situação absurda: São Paulo, explicou Barros, é o único Estado onde há este acréscimo, fazendo com que a Assembleia paulista inicie nova legislatura somente a partir de 15 de março, enquanto que os demais parlamentos estaduais, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal deem início a suas novas legislaturas em 1º de fevereiro. Munhoz comprometeu-se a apresentar uma proposta para que esse problema seja corrigido a partir das próximas eleições.



Suplentes que tomaram posse em 1º de fevereiro



Terezinha da Paulina



Terezinha de Jesus Morais Vasconcelos Silva, mais conhecida como Terezinha da Paulina (DEM), nasceu em Itapeva, no dia 9 de junho de 1953. É advogada, pedagoga, jornalista, doutora em Gestão Pública e proprietária das rádios FM Cristal e Clube AM de Itapeva. A militância política começou quando ainda era garota, acompanhando os trabalhos políticos de sua mãe, a saudosa Paulina de Morais, o que resultou em sua eleição, em 1994, a deputada estadual, com cerca de 32 mil votos. Em 1998, foi reeleita deputada estadual com 46 mil votos. Durante esse mandato, conseguiu a aprovação da Lei 10.944/2001, que transforma Paranapanema em estância turística.



Valdemar Corauci Sobrinho



Valdemar Corauci Sobrinho (DEM) nasceu no município de Ribeirão Preto em 24 de agosto de 1945. Advogado, professor universitário e administrador de empresas, foi vereador do município entre 1977 e 1982, tendo sido reeleito em 1982. Foi deputado estadual duas vezes, pelo PFL, de 1987 a 1995. Foi deputado constituinte em 1988, período em que atuou como membro efetivo nas comissões da Ordem Econômica e Social e de Sistematização. Foi secretário de Estado de Esportes e Turismo de 1991 a 1993, deputado federal de 1995 a 2007 e secretário da Cultura de Ribeirão Preto em 2008.



Mauro Menuchi



A história política de Mauro Marcial Menuchi em Jundiaí começou quando ele foi eleito vereador no ano de 2000, depois ter sido presidente e membro da diretoria do Sindicato dos Bancários da cidade. Entre 2003 e 2006, foi deputado estadual, eleito com 107.248 votos pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2005, deixou o PT e ingressou no PSB. Buscou a reeleição na Assembleia, no final de 2006, mas ficou só como suplente com 39.668 votos.



Widerson Tadeu Anzelotti



Widerson Tadeu Anzelotti (PSDB) nasceu em 8 de fevereiro de 1961 no município de Franco da Rocha. Foi vereador, ex-presidente da Câmara Municipal, ex-vice-prefeito (1993-1996) do município e secretário do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi). Foi candidato a deputado estadual pelo PSDB em 2006, tendo obtido quase 49 mil votos. Widerson é considerado pela população local um político importante da cidade, já que se tornará o primeiro deputado estadual de Franco da Rocha.

alesp