São Bernardo recebe bicicletário do corredor São Mateus " Jabaquara


04/07/2007 17:29

Compartilhar:

Deputado Morando (2º à dir.) participa da inauguração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MORANDO BICICLETARIO A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bicicletário da cidade de São Bernardo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MORANDO BICICLETARIO  B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de transportes do Estado José Luiz Portella inaugurou nesta quarta-feira, 4/7, ao lado do secretário municipal de transportes de São Bernardo, Erival Daré, que representou o prefeito na ocasião, e do deputado Orlando Morando, o primeiro bicicletário da cidade de São Bernardo, localizado no Corredor Metropolitano São Mateus " Jabaquara.

A iniciativa faz parte do projeto Ciclista Cidadão, criado por conta da importância que a bicicleta vem conquistando como meio de transporte e numa tentativa de alertar e conscientizar a população para a questão sócio-ambiental.

Erival Daré agradeceu a parceria entre a prefeitura, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Secretaria de Estado por terem iniciado o projeto por São Bernardo. "A demanda de bicicletas em nossa cidade está se tornando cada vez maior e a concretização deste bicicletário é mais que um presente, obrigado a todos", agradeceu Daré.

Orlando Morando lembrou que, mesmo com a pouca difusão do ciclismo como esporte no Brasil, as pessoas estão utilizando a bicicleta como meio de transporte. "Este é um bicicletário piloto, mas com certeza irão existir outros, porque o cidadão está mais consciente de que pode melhorar o meio ambiente com seus atos, inclusive andando de bicicleta", disse o deputado.

Segundo José Luiz Portella, a criação do bicicletário é parte de uma política global que envolve o ser humano. "Queremos com isso fazer parte dos detalhes da vida de cada cidadão, nos preocupando com sua rotina: ele acorda, pega a bicicleta, vem até o bicicletário e daqui segue para o trabalho de transporte público. Além disso, esta é uma maneira de desafogar o trânsito e agregar saúde a todos".

A capacidade do bicicletário é de 40 bicicletas, mas poderá ser ampliada se neces­sário. O horário de funcionamento é das 6h às 22h e sua utilização é gratuita.

omorando@al.sp.gov.br

alesp