População de Piracicaba apresenta demandas a deputados em audiência pública sobre Orçamento 2010

Audiência Pública LOA 2010 em Piracicaba
10/08/2009 20:02

Compartilhar:

José Maria Cancelliero<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISAPIRACICABAJoseMariaCancelliero.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Morais <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISAPIRACICABA3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Josias Zani<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISAPIRACICABAJosiasZani.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência na Câmara Municipal de Piracicaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISAPIRACICABA mesa12.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Amarildo de Jesus Firmino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISAPIRACICABAAmarildodeJesusFirmino76.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/MARISAPIRACICABA2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), Mauro Bragato (PSDB), abriu os trabalhos da audiência pública sobre o Orçamento estadual 2010 realizada na Câmara Municipal de Piracicaba, nesta segunda-feira, 10/8. A mesa foi composta também pelos deputados Roberto Felício (PT) e Roberto Morais (PPS), pelo presidente da Câmara local, José Longatto, e pelo técnico da Secretaria do Planejamento, Mauricio Hoffmann.

Felício representa a região na Assembleia Legislativa e, após destacar a importância da discussão democrática da peça orçamentária, lembrou que Piracicaba carece, por exemplo, de um anel viário, mas que demandas como essa apenas se justificam quando a sociedade apoia a pauta de reivindicações. Também representante da região, Roberto Morais (PPS), destacou a importância da realização das audiências pelo interior para discutir o Orçamento.

Em seguida, foram apresentadas as sugestões de emendas ao Orçamento: Escola técnica para o bairro de Santa Terezinha; monitoramento por câmeras nas escolas estaduais; construção de centro clínico pediátrico; conclusão das obras no Vale do Sol e melhorias na vicinal do Gran Parque foram as solicitações feitas pelo 2º secretário da Câmara de Piracicaba, Carlos Alberto Cavalcante.

Valdemar Correr representou a Associação do Bairro Santa Olímpia. Ele pleiteou a regularização de posse referente a áreas rurais.



Demandas da região



Vereadora em Cordeirópolis, Fátima Maria Celim, lembrou que a cidade que representa e Santa Gertrudes são produtoras de cerâmica. Segundo ela, para ambos os municípios é imprescindível a construção de um anel viário para o tráfego de caminhões de transporte de cargas. A duplicação da rodovia Carlos de Freitas Levi e benfeitorias na ligação entre Rio Claro e a rodovia Anhanguera também foram solicitadas pela parlamentar.

O prefeito de São Pedro, Eduardo Modesto, focou seu pronunciamento na necessidade de recuperação de vicinais da região e em investimentos na saúde, como custeio de santas casas e implantação de unidade de Ambulatório Médico de Especialidades.

Amarildo Firmino é vice-prefeito de Saltinho e trouxe uma lista de reivindicações para área de saúde e de transportes (vicinais). Destacou ainda a questão de abastecimento de água, lembrando que Saltinho conta com uma estação de tratamento que precisa de investimentos.

Josias Zani, prefeito de Santa Maria da Serra, sugeriu projetos microrregionais na área de saúde. Endossando outras autoridades, abordou a recuperação da malha viária da região, com destaque para a ligação entre Piracicaba e a região de Bauru. O incentivo à conclusão da hidrovia Tietê-Paraná também foi sugerido por Zani.



Para o funcionalismo



Margarete Angeli reforçou os pedidos do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, Segundo ela, os funcionários da entidade pleiteiam reajuste salarial adequado há mais de 12 anos.

A situação dos convênios do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) foi o tema de José Maria Cancelliero, do Centro do Professorado Paulista. Ele afirmou que a falta de contrapartida financeira do governo no custeio do instituto praticamente extinguiu o atendimento do Iamspe no interior do Estado.

Mauro Bragato finalizou a reunião declarando que a CFO vai procurar atender às demandas apresentadas a partir da inclusão de emendas ao Orçamento, que chegará ao Legislativo, no próximo mês. Ele informou que o trabalho será feito com o apoio da Secretaria de Planejamento, que tem enviado técnicos para acompanhar as audiências da CFO.



A próxima reunião sobre o Orçamento 2010 acontece no dia 12/8, a partir das 10h, na Câmara de Osasco, com o intuito de ouvir as propostas dos moradores da região leste da Grande São Paulo.

alesp