Aprovado projeto que obriga cinemas a fornecer óculos higienizados para filmes 3D


24/05/2011 09:29

Compartilhar:

João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/CARAMEZ3D.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira, 18/5, o Projeto de Lei 598/2010, do deputado João Caramez (PSDB), que obriga os cinemas que exibem filmes em 3D a fornecer aos frequentadores óculos apropriados, higienizados e embalados individualmente em plástico estéril com fechamento a vácuo. Para entrar em vigor, a medida aguarda sanção do governador Geraldo Alckmin.

A grande procura por filmes em 3D e o perigo de contaminação devido ao surto de conjuntivite que atingiu São Paulo recentemente foram fatores considerados pelo parlamentar. Segundo ele, a nova tecnologia de tem atraído grande público para as salas de cinema e, como os óculos utilizados não são descartáveis, faz-se necessária uma higienização adequada para evitar riscos de contaminação e de problemas oculares.

"Até o final do ano, mais de 35 filmes em 3D entrarão em cartaz nos cinemas da capital, onde houve o maior número de casos. A Itália sofreu uma grande epidemia de conjuntivite quando o filme Avatar foi exibido naquele país. Tornar lei esta propositura é cuidar da saúde", concluiu Caramez. (mlf)



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp