Encontro de estagiários promove integração entre o jovem e o Legislativo


28/03/2011 15:15

Compartilhar:

Maria Cristina da Silva Abrão, que explanou sobre os cursos oferecidos pelo ILP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/EncontroEstagiariosMAU3711.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jovens estagiários durante 2º Encontro na ALESP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/EncontroEstagiariosMAU3682.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tania Rodrigues Mendes faz breve exposição sobre o tema do encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/EncontroEstagiariosMAU3709.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jair Pires de Borba Junior (ao microfone) especialista em Gestão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/EncontroEstagiariosMAU3702.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 2º Encontro de Estagiários sobre os Canais de Comunicação entre a Alesp e a Juventude ocorreu nesta sexta-feira, 25/3, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os vários canais de comunicação da Casa e compor o Subcomitê da Juventude para participação no Portal da Alesp. O especialista em gestão da comunicação e em gestão pública legislativa, Jair Pires de Borba Junior, iniciou o encontro destacando a importância de uma comunicação clara para atingir de forma eficiente o seu público e, após uma pequena dinâmica, as estagiárias do Departamento de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, Cristiane Silva e Vanessa Veloso, comentaram o trabalho desenvolvido no setor, como a criação de um kit com caneta e alguns folhetos sobre alguns pontos de visitação da Casa.

Outro importante canal de comunicação entre a sociedade e o Legislativo é o Parlamento Jovem Paulista, criado para oferecer aos estudantes uma oportunidade de vivenciar, durante dois dias, o cotidiano de um deputado. Responsável pela organização do evento anual, Sonia Regina Bueno Hernandes, esbanjou elogios ao evento, já em sua 12ª edição. "O evento é uma semente que a gente planta e que dá fruto porque mexe com a cabeça do jovem. Neste ano, eu encontrei dois deputados jovens, de outras legislaturas, que agora estão trabalhando como funcionários da Casa", contou Hernandes, que ainda apontou a dificuldade de divulgar o evento como um dos maiores problemas que enfrenta.

Ainda fizeram breve exposição sobre o tema do encontro, a Coordenadora do Comitê do Portal da Alesp na internet, Tania Rodrigues Mendes, que explicou o funcionamento do Portal da Alesp; e a representante do Conselho Deliberativo do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), Maria Cristina da Silva Abrão, que explanou sobre os cursos oferecidos pelo ILP, muitos deles abertos à sociedade, e sobre as dificuldades que enfrenta à frente do instituto.

"Expandir gradativamente a relação comunicacional entre a Casa e os jovens e contribuir para que esse jovem amplie sua formação crítica com vistas a uma emancipação cidadã", afirmou Jair Borba sobre o objetivo do Subcomitê da Juventude, que é composto por estagiários, ex-estagiários e servidores do Legislativo. Ao final, Borba convidou todos os interessados a fazerem parte do subcomitê e abriu para dúvidas e sugestões. "Orientamos e damos o apoio necessário, mas queremos que o jovem seja o protagonista deste trabalho", encerrou.

alesp