Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Tato DiLascio


17/08/2011 12:10

Compartilhar:

Tato DiLascio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/museuTATODILASCIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Red<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/museuREDTATODILASCIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Blue<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/museuBLUETATODILASCIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Tato DiLascio: sensação de vertigem através de seu abstracionismo lírico



A musicalidade das formas e da cor nas obras de Tato DiLascio é aberta e distendida, mas no profundo dos seus núcleos cromáticos muitas vezes é possível encontrar uma nota de melancolia, quase um motivo intimista, bem diferente para quem observa sua obra. Possivelmente não é difícil dar uma explicação a essa sensação.



As obras de Tato DiLascio documentam seu percurso solitário, uma extraordinária faculdade de percorrer módulos expressivos " que, no futuro, informarão, na sucessão dos tempos, o gosto de uma época " e de dar à matéria pictórica um caráter especulador, isto é, solidamente autobiográfico diante da aparente pobreza temática, proveniente entretanto de um instintivo sentimento poético.



Tato DiLascio cobre a tela com espessas cores acrílicas, geralmente tom sobre tom. Depois acentua as bordas do quadro com pinceladas mais acentuadas. O quadro é quase vazio no seu centro e repleto no perímetro. O espectador prova uma positiva sensação de vertigem ao ler antes as variações periféricas e afrontar posteriormente o impenetrável vazio interior.



Por sua parte, o artista ancorou num abstracionismo lírico sintético e intensamente expressivo e prossegue atualmente com um sentimento de pânico e alucinante trazido em campos de cor que exaltam a pureza dos valores pictóricos.



As obras "Red" e "Blue", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, refletem o ponto e o contraponto pictórico desse artista que muito promete.



O artista



Tato DiLascio, pseudônimo artístico de Marcio Di Lascio, nasceu em São Paulo, em 1983. Estudou desenho industrial na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Iniciou sua produção artística paralelamente aos estudos de ensino médio, orientado por Ana Michaelis e, posteriormente, por Gica Noronha e Isa Seppi.



Após uma exposição de pequena parte de seu acervo em um site utilizado para a divulgação de obras de arte, foi convidado pelo escritor infanto- juvenil José Arrabal para participar de um projeto ilustrativo às avessas: um livro escrito a partir de 20 pinturas, feito especialmente para o tema proposto: "Criança-Infância". A partir desse estudo, o jovem artista passou a interessar-se, como o autor, pelo bem-estar de crianças carentes.



Após iniciar um trabalho de pesquisa e dedicação às artes plásticas, sentiu necessidade de promover encontros com artistas que admira e exercitar aprendizagens artísticas não convencionais, que só podem ser vivenciadas por pessoas que se dedicam à arte.



Tato DiLascio possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo

alesp