Seminário debate o desenvolvimento social solidário


18/06/2009 20:54

Compartilhar:

Emidio de Souza, Antonio Mentor e Irma Passoni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SEMINAECONSOLMESAMAU_4090.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Emidio de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SEMINAECONSOLPrefOsascoEmidiodeSouza 1217MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Mentor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SEMINAECONSOLAntonioMentor05MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SEMINAECONSOLPUBLMAU_4107.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Irma Passoni<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/SEMINAECONSOLIrmaPassoni66MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aconteceu nesta quinta-feira, 18/6, o seminário A ciência e a tecnologia como alavancas para o desenvolvimento social, por iniciativa do deputado Antonio Mentor (PT).

Como atuante no Instituto de Tecnologia social, a ex-deputada Irma Passoni falou da necessidade do uso de tecnologia no desenvolvimento social: "a população pobre precisa de um respaldo que integre ações sociais e conhecimento".

Emídio de Souza, prefeito de Osasco, apresentou o painel Economia solidária e geração de trabalho e renda: o papel da incubadora pública, através do qual compartilhou sua experiência inovadora no município onde implantou um sistema bem sucedido de capacitação profissional. Além da capacitação e da estrutura para a formação de novos negócios através de cooperativas e incubadoras, o município também criou o Portal do Trabalhador, que reduziu o nível de desemprego no município, e o programa Osasco Solidário, criado por lei e baseado nos fundamentos da economia solidária. "Hoje temos as incubadoras e centros públicos que despertam a confiança para fazer o negócio andar com as próprias pernas".

O deputado Rui Falcão, líder do PT na Assembleia, declarou que Osasco apresenta "uma experiência em um momento muito importante no mundo, devido à crise econômica de proporções inigualáveis. Agora no Brasil, a crise é menor porque o governo tomou medidas acauteladoras". Para Falcão, a crise mostra que é possível outra forma de organização da produção. O deputado crê que "para medir o desenvolvimento é preciso saber como as pessoas vivem". Ele também se referiu aos avanços necessários à democracia, que não se limita à possibilidade de votar, mas também se estende à integração das questões econômicas e sociais.

O seminário apresentou ainda dois painéis: Desafios da tecnologia assistiva para autonomia e inclusão das pessoas com deficiência, por Jesus Carlos Delgado Garcia, gerente de projetos do ITSBrasil, e Reflexões sobre a inserção do deficiente no mercado de trabalho, por Maria Cândida Del Masso, assessora da pró-reitoria de extensão universitária da Unesp.

alesp