Entregue o sexto novo trem do Metrô de São Paulo


17/09/2009 11:10

Compartilhar:

João Caramez (1º à esq.) na comemoração do 35º aniversário do Metrô<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/CARAMEZMETRO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os 35 anos do Metrô de São Paulo, o mais antigo do país, foram comemorados na segunda-feira, 14/09, na estação Paraíso. O deputado João Caramez (PSDB) acompanhou o governador José Serra na entrega do sexto novo trem da Linha 2-Verde do Metrô.

A nova composição, que tem capacidade para transportar 2 mil passageiros, integra um grupo de 47 que entrarão em circulação até 2010. "Estamos vivendo o maior momento de investimento na CPTM e no Metrô. Nunca se investiu tanto quanto nesse governo no transporte coletivo", disse o governador.

O governo do Estado investirá, até 2010, R$ 20 bilhões, o maior investimento já realizado no setor. "Com o Plano de Expansão, o governador José Serra está proporcionando qualidade de vida à população e a integração de todas as regiões", afirmou Caramez.

Na solenidade, foram homenageados o ex-governador Laudo Natel, que inaugurou o primeiro trecho do Metrô em 1974 " entre as estações Jabaquara e Vila Mariana", e os funcionários mais antigos da companhia.

Em 1974, o Metrô transportava pouco mais de 2,5 mil pessoas. Hoje, ele tem 61,3 quilômetros, 55 estações, 11,7 milhões de usuários por quilômetro de linha e 3,46 mil viagens diárias. Com quatro linhas e 127 trens, o sistema transporta cerca de 3,3 milhões de pessoas, todos os dias.

Também participaram da solenidade o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portela, o presidente do Metrô, José Jorge Fagali, entre outras autoridades.



jcaramez@hotmail.com

alesp