CPI das Telefônicas começa a funcionar
A Assembléia Legislativa instalou nesta quinta-feira, 27/9, a CPI das Companhias Telefônicas, que será presidida pelo líder da bancada do PMDB, deputado Baleia Rossi, autor do pedido de investigação parlamentar a respeito de possíveis irregularidades, má qualidade dos serviços e de eventual evasão fiscal por parte das empresas do setor.
Na abertura da solenidade de implantação da CPI, Baleia Rossi elencou vários motivos que embasaram sua iniciativa de propor tal investigação parlamentar. A principal razão, explicou, foi o fato de as operadoras de telefonia serem as campeãs do ranking de denúncias dos consumidores encaminhadas ao Procon de São Paulo. "Das 30 empresas mais denunciadas ao Procon, as cinco primeiras colocadas são da área de telefonia", justificou.
Além de Baleia Rossi na presidência, a CPI das Companhias Telefônicas terá outros oito membros efetivos: Célia Leão (PSDB), Roberto Massafera (PSDB), José Zico Prado (PT), Enio Tatto (PT), Marco Bertaiolli (DEM), Alex Manente (PPS), Said Mourad (PSC) e Patrícia Lima (PR) e mais oito parlamentares substitutos. O prazo para a CPI concluir seus trabalhos é de 90 dias.
Baleia Rossi disse que acha perfeitamente possível realizar as investigações necessárias nos próximos três meses, uma vez que já dispõe de farto material sobre as atividades das operadoras de telefonia. Citou, por exemplo, que a Telefonica, campeã do ranking do Procon, foi denunciada por mais de 2.250 consumidores em 2006.
baleiarossi@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições