Assembleia Legislativa recebe Fórum Legislativo da Copa 2014

Principal emissor e receptor de turismo do país, São Paulo tem papel de destaque na organização da Copa
07/11/2011 20:38

Compartilhar:

Audiência do evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ForumCOPAMUNDO201207nove11mmy1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raquel Verdenacci, secretária-executiva do Comitê Paulista para a Copa do Mundo da Fifa 2014<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ForumCOPAMUNDO201207nove11mmyRaquelIglesiasVerdenacci.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz recebe autoridades para o evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Munhoz_recebe autoridades COPA 07nov11mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ForumCOPAMUNDO201207nove11mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fórum Legislativo da Copa 2014<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ForumCOPAMUNDO2012 07nove11mmyNomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilmar Tadeu Alves Ribeiro, secretário especial de Articulação para a Copa do Mundo de 2014<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ForumCOPAMUNDO201207nove11mmyGilmarTadeuSecrMunArticulacao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Organizado pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, o Fórum Legislativo da Copa 2014 visitou, nesta segunda-feira, 7/11, a Assembleia Legislativa do Estado. São Paulo é a última das 12 cidades-sede a receber a visita do fórum, cujo objetivo principal é mobilizar o Poder Legislativo (Câmara e Senado, assembleias legislativas e câmaras municipais das capitais) para a realização da Copa do Mundo.

O evento foi aberto pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz, que destacou o esforço do Legislativo paulista no sentido de contribuir para o êxito da Copa do Mundo no Brasil. "Queremos fazer bonito e apresentar ao mundo um país desenvolvido e organizado, tal qual de fato é", declarou.

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, deputado federal Jonas Donizette (PSB/SP), presidiu a audiência, lembrando do trabalho já efetuado em todas as outras cidades-sede e os importantes subsídios que a atuação do fórum tem fornecido aos debates no Congresso Nacional.



Inclusão social e desenvolvimento



Para a senadora Lídice da Mata (PSB/BA), presidente da Subcomissão Temporária da Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016, da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, São Paulo tem um papel de grande destaque no processo de organização da Copa do Mundo, uma vez que é o principal emissor e receptor de turismo do país. Isto lhe confere uma responsabilidade ainda maior, segundo a senadora, na realização de uma Copa que promova maior inclusão social e desenvolvimento para o país.

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Márcio França, afirmou que a parte das obras para a Copa de responsabilidade do Estado já estão integralmente licitadas ou em obras. "A Copa em si não é o mais importante. O mais importante é o antes e o depois: os preparativos e a repercussão. Se esta for boa, poderemos incrementar o turismo no país, que ainda é muito pequeno", opinou.



Itaquerão e mobilidade



Raquel Verdenacci, secretária-executiva do Comitê Paulista para a Copa do Mundo da Fifa 2014, expôs a forma como São Paulo se prepara para receber o torneio. Listou, como principais empreendimentos do Estado, a construção do Itaquerão, o incremento do sistema de transportes e do sistema viário, a ampliação dos aeroportos e do porto de Santos, melhorias na segurança e na saúde, especialmente na prevenção e atendimento emergencial. Os principais objetivos da realização da Copa para o governo do Estado seriam consolidar São Paulo como destino de eventos internacionais, alcançar nível de excelência na prestação de serviços e garantir obras e ações como legado à população. "O mais importante é compatibilizar as demandas da cidade com as demandas do evento", concluiu.

Gilmar Tadeu Alves Ribeiro, secretário especial de Articulação para a Copa do Mundo de 2014, apontou as principais linhas de investimento da prefeitura. Segundo ele, haverá um impacto financeiro, com a arrecadação vinda do turismo, de R$ 1,7 bilhão. Destacou também o desenvolvimento que a Copa levará para a zona leste da cidade de São Paulo, com a construção de um terminal rodoviário, obras de acesso ao estádio, e incentivo a empresas com baixo impacto ao meio ambiente a se estabelecerem na região. Com isso, o movimento diário de pessoas que vão da zona leste para o centro, causando a paralisação do trânsito, diminuiria consideravelmente.

A herança esperada para São Paulo, a partir das obras da Copa do Mundo, é, de acordo com Gilmar Tadeu, a melhora da infraestrutura urbana e esportiva, o incremento da base tributária, o melhor fluxo turístico, o incremento do setor de serviços, o aumento da oferta de empregos, a capacitação e qualificação profissional e o fortalecimento de São Paulo e do Brasil.

Participaram do evento os representantes da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, deputado Romário Faria (PSB/RJ), 1º vice-presidente; deputado Valadares Filho (PSB/SE), 2º vice-presidente; deputado Renan Filho (PMDB/AL), 3º vice-presidente; além dos deputados federais Carlaile Pedrosa (PSDB/MG), Edinho Bez (PMDB/SC) e Vanderlei Macris (PSDB/SP) Também estiveram presentes os deputados estaduais Edmir Chedid (DEM), Samuel Moreira (PSDB), Pedro Bigardi (PCdoB) e Carlos Cezar (PSB).(DA)

alesp