Deputado quer que a Patrulha Rural volte a ser programa obrigatório da PM


09/05/2007 17:49

Compartilhar:

Deputado Baleia Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/baleia rossi patrula rural.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado estadual Baleia Rossi, está reivindicando a volta da Patrulha Rural da Polícia Militar como forma de inibir e reduzir a escalada da violência que cada vez mais atormenta os moradores das propriedades agrícolas do Estado. "Depois que a Patrulha Rural deixou de ser um programa permanente da PM, as ações criminosas nas propriedades agrícolas do Estado de São Paulo cresceram assustadoramente, com ocorrências freqüentes de assaltos, roubos e até de seqüestros e homicídios", informa o deputado.

A Patrulha Rural, ou Ronda Rural, como também é conhecida, deixou de ser um programa de ação permanente da PM devido à falta de pessoal e de equipamentos " como veículos, por exemplo " para o exercício de suas funções como atividade do dia-a-dia da corporação. "Encaminhei uma indicação parlamentar ao governador José Serra propondo que o Estado, através da Secretaria da Segurança Pública, ofereça condições para a PM retomar a Patrulha Rural como um de seus programas permanentes".

Baleia Rossi explica que tomou essa iniciativa em razão do aumento significativo de ações criminosas nas propriedades agrícolas paulistas depois que a PM ficou impedida de realizar a Ronda Rural como uma de suas atividades diárias obrigatórias. "É justo observar que a PM não se furta a patrulhar nossas propriedades agrícolas, mas não consegue fazer isso no dia-a-dia, em razão dos motivos já expostos", argumenta o parlamentar.

O líder do PMDB diz que acredita na possibilidade de o atual governo estadual adotar as providências solicitadas por sua indicação: "Percebo no governador José Serra e no secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, disposição, coragem e vontade política para investir em medidas concretas, sem paliativos, para vencer a criminalidade e devolver a paz ao povo paulista", conclui.

baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp