Entidade imuniza contra vírus de câncer de colo de útero


01/03/2012 11:57

Compartilhar:

Ana Perugini faz defesa da inclusão da vacina na rede pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ANAPERUGINI1marco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Enquanto as meninas da Casa Betânia da Paz participam de uma recreação no pátio da entidade católica, em Hortolândia, pais e mães estão no auditório do pavimento superior para tratar da saúde dessas crianças. Na pauta, o Projeto Saúde Nosso Maior Bem, elaborado pela entidade e que prevê a vacinação para prevenção ao HPV, o vírus causador do câncer do colo do útero.

Mais que tirar dúvidas com o médico Hadel Safi, o encontro foi o primeiro passo para a imunização que atenderá meninas de 9 a 14 anos, que frequentam todos os dias a Casa Betânia da Paz. A ação ocorrerá em três etapas, tendo em vista que são necessárias três doses para a imunização. A primeira ocorre na manhã da quinta-feira, 1º/3. Ao todo serão vacinadas 92 meninas.

A iniciativa, motivada por um projeto de lei da deputada Ana Perugini (PT), que defende a vacina na rede estadual de saúde, foi aprovada pelo Fumcria (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) e os recursos doados pela empresa Enterprise Care. Contou-se também com a solidariedade do Laboratório GlaxoSmithKline Brasil que, em função do caráter social, reduziu o preço das vacinas.

A Prefeitura, por meio da equipe de Vigilância em Saúde, ficará responsável pela operacionalização da vacinação, que inclui o armazenamento do medicamento e a aplicação nas três etapas.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp