Inclusão e cidadania são temas abordados por jovens de diferentes partidos

Parlamento Jovem 2005
18/11/2005 18:53

Compartilhar:

 Guilherme Hirata <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ma Guilherme Hirata13marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Antonio Branco <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MA Antonio Branco16marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Bruno Sore <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MA Bruno Sore12marc.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A conscientização política foi a preocupação de Bruno Henrique Sore (Partido da Educação), da Capital. Ele tem 18 anos e já possui título de eleitor, tendo votado nas eleições para prefeito e no referendo. Para ele, grande parte dos jovens abomina a política e, se esse contexto permanecer, nada vai mudar no quadro político, porque os jovens são os futuros eleitores. Bruno é conselheiro estadual do PSDB e seu lazer preferido é freqüentar a academia.

A inclusão social de pessoas com dificuldade de acesso. Essa é a motivação do jovem budista Guilherme Hirata (Partido do Esporte), de Mogi das Cruzes. Ele tem 16 anos e deverá cursar faculdade de Medicina, para se especializar em pediatria. Guilherme conta que assistiu à entrevista do judoca cego Rogério, de sua cidade, que acabou conhecendo algum tempo depois. Isso o inspirou a propor a criação de centros paraolímpicos de esporte. "Os portadores de deficiência são pessoas que compõem a sociedade e merecem nossa atenção."

Inclusão também foi tema do projeto de Antonio Branco, de Andradina. Ele tem 16 anos e trabalha na Caixa Econômica Federal, mediante um programa de mercado de trabalho para jovens. O futuro jornalista espera que as empresas sigam o exemplo da CEF e admitam cada vez mais adolescentes, como prevê seu projeto. "Muitos jovens desejam ingressar no mercado de trabalho, mas não conseguem porque não possuem a experiência comprovada, algo impossível para quem procura o primeiro emprego."

alesp