Câmara de São Vicente homenageia Elos Clube


14/08/2009 12:24

Compartilhar:

Participantes da sessão solene na Câmara de São Vicente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/LUCIANOBATISTAELOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Câmara Municipal de São Vicente realizou sessão solene na última quinta-feira 6/8, para homenagear o Elos Clube de São Vicente. A convite do presidente daquele Parlamento, vereador Paulo Lacerda, o deputado Luciano Batista (PSB) participou da entrega da placa comemorativa do cinqüentenário de fundação do Elismo no mundo.

"O Elos Clube tem uma importância muito grande para o nosso município, pois ele prega a compreensão e harmonia entre os homens. A diretoria e os associados do clube estão de parabéns pelo trabalho que têm desenvolvido em São Vicente. Com certeza, são merecedores desta homenagem", afirmou Batista.

Durante a sessão, foi apresentada a peça teatral "A Primeira Milícia", encenada por atores da Academia de Artes Arthur Névola Filho, de São Vicente.

Na carta de princípios elistas, tem-se que o elismo é um movimento cultural de congregação de valores humanos entre os povos, para promover a compreensão, a confraternização, a expansão do idioma português, defender o humanismo, a língua portuguesa. Cada clube nas diversas cidades, deve ser parte integrante de um todo, formando uma poderosa corrente de pensamento e ação, em função de ideais e fins comuns.

A origem histórica remonta ao século passado. No dia 08 de agosto de 1959, em uma casa na Av. Saturnino de Brito, 954, na Prainha, em São Vicente, surgiu um movimento liderado pelo médico da Beneficência Portuguesa, Eduardo Dias Coelho, denominado movimento elista, propondo uma nova fraternidade para a construção de um mundo melhor.

lbatista@al.sp.gov.br

alesp