Região Metropolitana de São Paulo, polo de riqueza nacional


21/06/2011 12:07

Compartilhar:

Geraldo Alckmin e João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2011/CARAMEZleiREGmetropolita.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Geraldo Alckmin sancionou nesta quinta-feira, 16/6, o Projeto de Lei Complementar nº 6/2005, que trata da reorganização da Região Metropolitana de São Paulo. Apoiador da lei e autor de substitutivo que contribuiu para a base do texto final aprovado na Assembleia Legislativa Paulista, o deputado João Caramez (PSDB) participou da solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes.

Com a reorganização da RMSP, será possível promover a cooperação articulada e integrada entre diferentes níveis de governo para garantir melhor aproveitamento dos recursos públicos, a utilização racional do território, dos recursos naturais, culturais, a proteção do meio ambiente e a redução das desigualdades regionais.

"Esta lei irá possibilitar que os municípios tenham, em conjunto, um planejamento dos problemas que são comuns como enchentes, saneamento, destinação de resíduos sólidos e principalmente transporte público.", salientou Caramez.

Responsável pelo recolhimento de um quarto dos impostos no país, a Região Metropolitana de São Paulo é o maior polo de riqueza nacional, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 572,2 bilhões (57% do total estadual e 18,9% do PIB brasileiro). Com uma área de 8.047 km2, a RMSP está subdividida em 39 municípios, 5 sub-regiões, 127 distritos, abrigando 19,7 milhões de habitantes. (jr)



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp