Parlamento Jovem - Copa Estadual de Futsal Feminino
A parlamentar jovem Tamires Lima, do partido dos Esportes, criou o PL 52/2008, que institui a Copa Estadual de Futsal Feminino. Conforme ela, a idéia surgiu na própria escola em que estuda, a EE Bom Pastor, de Guarulhos, durante um campeonato de futsal. "Quando os meninos souberam que haveria time feminino no torneio, ficaram zombando as meninas, como se elas não fossem capazes de jogar futebol", explicou.
Baseada nesse episódio, Tamires elaborou o projeto e contou com o apoio do amigo Maurício Rocha, um ex-parlamentar jovem de 2005. Embora a praia dela seja outra modalidade, o vôlei, a deputada jovem pensou nas amigas que gostam do futebol ao elaborar o projeto.
Na justificativa, ela afirma que o futsal feminino visa incentivar e destacar a participação das mulheres na área dos esportes. A propositura tem também caráter sócio-educativo, pois o esporte é um dos meios de combater a discriminação da mulher, o que pode elevar a auto-estima e o espírito de competição.
Um exemplo recente de participação feminina no futebol foi na última Olimpíada ocorrida este ano em Pequim, na China. A disputa revelou que a modalidade ganhou, definitivamente, saias e conquistou a torcida brasileira. O resultado disso, foi a medalha de prata trazida por grandes destaques da Seleção Brasileira, como as jogadoras Marta e Cristiane.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Com foco na progressão funcional, Alesp aprova reestruturação das carreiras da Polícia Militar
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova novas regras para promoção de policiais civis
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Deputado quer biometria e reconhecimento facial para a entrada de alunos em escolas de SP
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Janela partidária: 21 parlamentares da Alesp trocam de partido
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações