Parlamento Jovem - Copa Estadual de Futsal Feminino


07/11/2008 20:14

Compartilhar:

Tamires Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/Tamires Lima.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A parlamentar jovem Tamires Lima, do partido dos Esportes, criou o PL 52/2008, que institui a Copa Estadual de Futsal Feminino. Conforme ela, a idéia surgiu na própria escola em que estuda, a EE Bom Pastor, de Guarulhos, durante um campeonato de futsal. "Quando os meninos souberam que haveria time feminino no torneio, ficaram zombando as meninas, como se elas não fossem capazes de jogar futebol", explicou.

Baseada nesse episódio, Tamires elaborou o projeto e contou com o apoio do amigo Maurício Rocha, um ex-parlamentar jovem de 2005. Embora a praia dela seja outra modalidade, o vôlei, a deputada jovem pensou nas amigas que gostam do futebol ao elaborar o projeto.

Na justificativa, ela afirma que o futsal feminino visa incentivar e destacar a participação das mulheres na área dos esportes. A propositura tem também caráter sócio-educativo, pois o esporte é um dos meios de combater a discriminação da mulher, o que pode elevar a auto-estima e o espírito de competição.

Um exemplo recente de participação feminina no futebol foi na última Olimpíada ocorrida este ano em Pequim, na China. A disputa revelou que a modalidade ganhou, definitivamente, saias e conquistou a torcida brasileira. O resultado disso, foi a medalha de prata trazida por grandes destaques da Seleção Brasileira, como as jogadoras Marta e Cristiane.

alesp